Rio Grande – Igreja Matriz de São Pedro e Capela da Ordem Terceira de São Francisco


Imagem: Ubirajara Buddin Cruz

A Igreja Matriz de São Pedro e Capela da Ordem Terceira de São Francisco, em Rio Grande-RS, foi fundada em 25 de agosto de 1755. Projeto: Manoel Vieira Leão.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Igreja Matriz de São Pedro e Capela da Ordem Terceira de São Francisco
Localização: Praça Doutor Pio; R. Marechal Floriano – Rio Grande – RS
Número do Processo: 1-T-1938
Livro do Tombo Belas Artes: Inscr. nº 71, de 17/05/1938
Observações: O tombamento inclui todo o seu acervo, de acordo com a Resolução do Conselho Consultivo da SPHAN, de 13/08/85, referente ao Processo Administrativo nº 13/85/SPHAN.

Descrição: Primeira igreja portuguesa no Rio Grande do Sul, construída com projeto do engenheiro militar Manoel Vieira Leão, a Matriz de São Pedro foi fundada em 25 de agosto de 1755. Mais tarde, construiu-se uma capela para a Ordem Terceira de São Francisco de Assis em sua parte posterior, com acesso pela rua de trás. A catedral de São Pedro é uma edificação pequena e sóbria, com duas torres e acesso central encimado por frontão. Com nave única e coro, possui retábulos trabalhados no altar e na capela mór. Em 1737, o Brigadeiro José da Silva Pais, a mando de D. João V, Rei de Portugal, construiu um presídio na foz do Rio Grande de São Pedro, considerado posto militar estratégico para dar apoio à Colônia do Sacramento, povoação fundada em 1680, por portugueses, em território espanhol. A partir de 1752, chegram à região colonos açorianos, trazidos para garantir a posse daquele território para Portugal, mediante sua ocupação efetiva. O General Gomes Freire de Andrade traçou o plano da nova povoação determinando a construção de uma Igreja, a Matriz de São Pedro. Atualmente, a capela de São Francisco abriga o Museu de Arte Sacra da cidade.
Fonte: Iphan.

FOTOS:

PANORAMA 360 GRAUS 1
PANORAMA 360 GRAUS 2
PANORAMA 360 GRAUS 3

MAIS INFORMAÇÕES:
Wikipedia
Site da instituição
Patrimônio de Influência Portuguesa


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.