Rio Grande – Prefeitura Municipal


Imagem: Iphae

O Sobrado da Prefeitura Municipal de Rio Grande-RS foi construído em 1824 por Joaquim Rasgado como residência de sua família.

IPHAE – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado
Nome Atribuído: Prefeitura Municipal
Localização: R. General Neto, nº 44 – Rio Grande-RS
Número do Processo: 02956-25.00-SCDT/82
Portaria de Tombamento: 14/82, ratificada pela portaria 15/86
Livro Tombo Histórico: Inscr. Nº 13, de 13/12/1982
Publicação no Diário Oficial: 05/01/1987

Descrição: Sobrado localizado em uma das principais vias da cidade de Rio Grande. Foi construído em 1824 por Joaquim Rasgado, para residência de sua família. Em 1877 foi vendido para Antonio da Silva Ferreira, e em 1894 foi adquirido pela Intendência Municipal. O prédio sofreu uma profunda reforma entre os anos de 1896 e 1900, já como propriedade do município, tendo sido eliminadas suas características coloniais, que foram substituídas por elementos neoclássicos. O beiral com telhas capa-e-canal foi substituído pela platibanda encimada por esculturas, as vergas em arco abatido das janelas deram lugar a vergas retas, etc. O responsável pelas intervenções foi o engenheiro italiano João (Giovani) Carrara Colfosco, conforme consta em memorial assinado por ele. Colfosco trabalhou em também nos casarões de Pelotas e em Porto Alegre, onde projetou o Paço Municipal de Porto Alegre.
O imóvel sediou a prefeitura de Rio Grande até abril de 2006, quando sofreu incêndio devido a um curto-circuito, causando grandes danos. Depois de ser restaurado o prédio foi reaberto ao público.
Fonte: IPHAE.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Iphae


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.