Rio Pardo – Ponte do Couto


Imagem: Iphae

A Ponte do Couto, em Rio Pardo-RS, foi tombada por sua importância cultural.

IPHAE – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado
Nome Atribuído: Ponte do Couto
Localização: Av. Pinto de Castro – Bairro Ramiz Galvão – Rio Pardo-RS
Número do Processo: 001852-1100/95-2
Portaria de Tombamento: 34/2013
Livro Tombo: Inscr. Nº 123, de 06/12/2013
Publicação no Diário Oficial: 21/05/2013

Descrição: Este tombamento coletivo compreende cinco antigas pontes no interior do estado: 1. Ponte do Couto, em Rio Pardo; 2. Ponte do Botucaraí, em Cachoeira do Sul; 3. Ponte da Cascata São Miguel e Ponte de Pedra, ambas sobre o Arroio Feitoria, em Dois Irmãos; e Ponte do Império, em Candelária.
São pontes com base de pedra, construídas ainda no século XIX ou no início do século XX, que resistiram ao tempo e ainda estão em uso, constituindo marcos referenciais e atrativos turísticos em seus municípios.
Fonte: IPHAE.

Descrição: Atualmente esta localidade é denominada Ramiz Galvão, em homenagem ao rio-pardense que ali nasceu.
No entanto, o distrito do Couto entrou para a história de Rio Pardo como sede de um destacamento dos Dragões que vigiou passagens estratégicas no século XVIII, sendo escolhido para diversas experiências de colonização açoriana e alemã. Tratava-se de um lugar de cultivo de trigo, vinhas e ervas, bem como criação de gado.
A ponte do Couto tem o projeto com autoria de João Martinho Buff, sendo a construção de Antônio Luiz da Costa Esteves, na época o Presidente da Província era o Conselheiro Manoel Antônio Galvão. A referida ponte é referida em relatório que estabelecia comunicação entre os distritos do Couto, Taquary e, Santo Amaro com a cidade de Rio Pardo, sendo sua construção demorada ainda que ocorrido um desmoronamento, no início das obras.
Trata-se de uma ponte com base de pedra, construída no século XIX, que resistiu ao tempo e ainda encontra-se em uso, considerando constituir um marco referencial e atrativo e, de grande beleza, localizada no município de Rio Pardo.
Fonte: Prefeitura Municipal.

CONJUNTO:
Cachoeira do Sul – Ponte do Botucaraí
Candelária – Ponte do Império
Dois Irmãos – Ponte da Cascata São Miguel
Dois Irmãos – Ponte de Pedra
Rio Pardo – Ponte do Couto

MAIS INFORMAÇÕES:
Iphae
Prefeitura Municipal


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.