Sabará – Chafariz do Rosário


Imagem: Paulo JC Nogueira

O Chafariz do Rosário, em Sabará-MG, foi tombado por sua importância cultural.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Chafariz do Rosário
Localização: Largo do Rosário – Sabará – MG
Número do Processo: 418-T-
Livro do Tombo Belas Artes: Inscr. nº 352, de 07/02/1950

Descrição: Apenas dois chafarizes, relativamente bem conservados, constituem o remanescente das fontes públicas da antiga Sabará: o do Caquende, construído em 1750 e o do Rosário, mais harmonioso e imponente no seu conjunto, construído em 1752 em outro local da cidade, sendo transferido para a Praça Melo Viana em época desconhecida. Situa-se na lateral esquerda da Igreja do Rosário, tendo embasamento em pedras assim como passarela no seu entorno imediato em lajes recortadas.
Trata-se de chafariz parietal constituído de três panos, dois pequenos laterais e um central, enquadrado por pilastras trazendo ao alto cimalha interrompida ao centro, onde se vê um ornato. A parede da frente é em pedra revestida de massa, com pintura a cal. Apresenta ao centro a coroa e o escudo imperiais esculpidos em pedra-sabão, encimando duas grandes carrancas. com torneiras de colocação recente que jorram água sobre a bacia em cantaria, engastada em balanço. O coroamento ou frontão é trabalhado em pedra, com ornatos em volutas, e encimado por cruz também em pedra e coruchéus nas laterais. Os dois panos laterais recebem pináculos geometrizados, bastante diferentes dos do coroamento.
Primitivamente, a água para abastecimento dos chafarizes era trazida de consideráveis distâncias, em encanamentos construídos de modo rudimentar. Assim, vamos encontrar com freqüência na documentação existente editais de concorrência pública, para execução de serviços de reparo na rede condutora dos chafarizes. Conforme indica o edital datado do ano de 1782, o chafariz do Rosário foi consertado naquele ano pelo mestre pedreiro Sebastião Rodrigrues Lima. Outras obras foram ainda executadas em 1806.
Texto extraído de: IEPHA/MG. Inventário do Acervo Arquitetônico e Urbanístico da Sede de Sabará -IPAC.1988. CARRAZZONI, Maria Elisa. Guia dos Bens Tombados. 1980.
Fonte: Iphan.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
IBGE
Fonseca, Menezes, p. 38
Patrimônio de Influência Portuguesa


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.