Salvador – Fortaleza de São Pedro


 

Imagem: Luan

A primeira fortificação do local da Fortaleza de São Pedro data de 1624 e teria sido feita pelos holandeses.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Fortaleza de São Pedro
Outros Nomes: Forte de São Pedro
Localização: R. Newton Prado, Campo Grande – Salvador-BA
Número do Processo: 551-T-1956
Livro do Tombo Histórico: Inscr. nº 320, de 10/01/1957
Uso Atual: Quartel do Exército
Observações: O acesso principal é feito pela R. Newton Pádua e o secundário pela Rua Visconde São Lourenço, Campo Grande.

Descrição: Segundo alguns autores, a primeira fortificação do local data de 1624 e teria sido feita pelos holandeses. No ano de 1648, o Governador da Província manda substituir a primitiva trincheira por um forte. Localizado em ponto estratégico, por ser passagem obrigatória de acesso à parte sul da cidade, o Forte de São Pedro juntamente com o Forte de São Paulo da Gamboa exerceram papel importante na defesa da cidade, protegendo-a na parte sul. Construção em alvenaria de pedra e cal, a fortaleza tem a forma de um polígono quadrangular, com baluartes nos quatro ângulos desenvolvidos. As extremidades desses baluartes apresentam guaritas em forma de torreões. Com as reformas e ampliações do séc. XX, o fosso foi aterrado em grande parte e ocupado por prédios mais recentes. A portada de acesso é em arco abatido, superposta por uma espécie de tribuna. Em 1837, foi o Forte de São Pedro, quartel-general da Sabinada.
Fonte: Iphan

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Patrimônio de Influência Portuguesa
Mário Mendonça de Oliveira, p. 123
Wikipedia


2 comments

    1. Boa noite,
      Sugerimos que entre em contato com a Seção de Comunicação Social do Comando da 6ª Região Militar: telefones: (71) 3320-1894 e (71) 3320-1816.
      Atenciosamente,
      Equipe iPatrimônio

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.