Salvador – Igreja da Ordem Terceira de São Francisco


Imagem: Iphan

A Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, em Salvador-BA, foi tombada por sua importância cultural.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Igreja da Ordem Terceira de São Francisco
Localização:
Salvador-BA
Número do Processo: 89-T-1938
Livro do Tombo Belas Artes: Inscrito em 05/1938

Descrição: A Ordem Terceira de São Francisco foi fundada em Salvador no ano de 1635, junto ao convento de mesmo nome, e já no ano de 1644 estava concluída a sua primitiva capela.
Em 1686, foi planejada a construção de uma igreja maior, e, cerca de quinze anos depois, foi aberto um concurso para escolha dos artistas que fariam a obra. Terminadas as escolhas, já em 1702 iniciaram-se as obras da nova igreja, que se destacaria entre as demais por sua fachada inteiramente esculpida em arenito, no estilo dito ‘plateresco’, muito usado em igrejas da América Hispânica. Trata-se de um exemplar único no Brasil, e apenas a igreja de Nossa Senhora da Guia, na Paraíba, pode lhe ser comparada, embora com mais simplicidade.
Fonte: Patrimônio Espiritual.

MAQUETE VOLUMÉTRICA:

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
CECI
Patrimônio Espiritual
Patrimônio de Influência Portuguesa
Wikipedia


Comentários

  1. Livia Maria R dos Anjos |

    Bom dia. sou baiana, casada com um gaúcho, há 05 dias recebi meus enteados em Salvador e fomos ao Pelourinho como todo turista espera e fiquei envergonhada com o que vimos. Primeira decepção, o estacionamento ao lado da Igreja Ordem Terceira de São Francisco, completamente ABANDONADO. Sujo, mau cheiroso, o ultimo andar um banheiro a céu aberto e completamente inseguro. Vimos moradores de rua entrando e saindo, sem qualquer impedimento. Não colocarei meu carro lá nunca mais. Melhor ir ao Pelourinho de Uber e me abster de passar por determinadas ruas, pois o cheiro de fezes e urina impera. Estou reclamando aqui, pois fui informada que o Estacionamento é administrado pela Ordem Terceira e não pode ser abandonado desse jeito. Pagamos para pôr nosso carro lá e o recurso deveria ser investido em segurança e limpeza.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.