Salvador – Igreja de São Pedro dos Clérigos


Imagem: Iphan

A Igreja de São Pedro dos Clérigos, em Salvador-BA, foi tombada por sua importância cultural. Apresenta planta típica das igrejas baianas do começo do século XVIII.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Igreja de São Pedro dos Clérigos
Localização: Praça Quinze de Novembro, s/n, Terreiro de Jesus – Salvador – BA
Número do Processo: 273-T-1941
Livro do Tombo Histórico: Inscr. nº 168, de 25/09/1941
Livro do Tombo Belas Artes: Inscr. nº 245-A, de 25/09/1941

Descrição: A Irmandade de São Pedro dos Clérigos, no século XVII, possuia ermida junto à antiga Sé onde, em 1708, é erguido o Paço Arquiepiscopal. A construção da nova igreja se dá no terreiro dos jesuítas, logo em seguida. Apresenta planta típica das igrejas baianas do começo do século XVIII, com corredores laterais e tribunas superpostas, não possuindo ainda sacristia transversal, estando esta justaposta à capela-mor. O frontispício rococó é tardio, do século XIX, possivelmente consequência do embargo das obras pelo Senado da Câmara, que só as libera em 1802. Uma torre em bulbo e outra inconclusa ladeiam a fachada. O interior possui decoração neoclássica.
Observações: O tombamento inclui todo o seu acervo, de acordo com a Resolução do Conselho Consultivo da SPHAN, de 13/08/85, referente ao Processo Administrativo nº 13/85/SPHAN.
Fonte: Iphan.

MAQUETE VOLUMÉTRICA:

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Patrimônio Espiritual
Patrimônio de Influência Portuguesa


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.