Salvador – Igreja do Rosário dos Pretos


Imagem: elicrisko

A Igreja do Rosário dos Pretos, em Salvador-BA, foi tombada por sua importância cultural.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Igreja do Rosário dos Pretos
Outros Nomes: Igreja do Rosário dos Pretos do Pelourinho; Igreja do Rosário; Igreja do Rosário da Baixa dos Sapateiros; Igreja de Nossa Senhora do Rosário das Portas do Carmo
Localização: Praça José de Alencar – Salvador – BA
Número do Processo: 122-T-1938
Livro do Tombo Belas Artes: Inscr. nº 129, de 17/06/1938
Observações: O tombamento inclui todo o seu acervo, de acordo com a Resolução do Conselho Consultivo da SPHAN, de 13/08/1985, referente ao Processo Administrativo nº 13/85/SPHAN.

Descrição: A Irmandade de N. Sra. dos Homens Pretos do Pelourinho, uma das primeiras confrarias de negros no Brasil (1685), funciona até 1704 na antiga Sé, quando recebe autorização para a construção da sua igreja O edifício se constrói, ao longo de quase um século, pelos irmãos em suas horas vagas. Possui nave central, corredores laterais, sacristia transversal, coro e no fundo, um pátio. Os corredores laterais, tribunas, fachada atual e torre, só foram executados entre 1780-1781. Sua fachada é tipicamente de modelo baiano tradicional, com destaque da portada central em cantaria. Duas torres com óculos, sineiras e terminação em bulbo de muitos ressaltos ladeiam o corpo central, encimado por frontão rococó, feito em substituição a um outro clássico. Seu interior apresenta púlpitos de influência rococó e altares neoclássicos. É um monumento de destaque na paisagem da cidade.
Fonte: Iphan.

MAQUETE VOLUMÉTRICA:

FOTOS:

PANORAMA 360 GRAUS

VÍDEO:

Fonte: Secretaria de Comunicação da Bahia

MAIS INFORMAÇÕES:
Patrimônio de Influência Portuguesa
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.