Salvador – Solar Bandeira


Imagem: Sipac

O Solar Bandeira, em Salvador-BA, foi tombado por sua importância cultural.

IPAC-BA – Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia
Nome atribuído: Solar Bandeira
Localização: Ladeira da Soledade com R. Barão da Vila da Barra – Soledade – Salvador-BA
Território de Identidade: Metropolitano de Salvador
Processo de Tombamento: Nº 001/1987
Resolução de Tombamento: Nº 12.215/10, de 22/06/2010
Número de Inscrição: Nº 93

Descrição: À margem do caminho que conduzia à Estrada das Boiadas, pouco abaixo do local em que o jesuíta Gabriel Malagrida fundou, em 1738, um recolhimento para “arrependidas das meretrícias e donzelas pobres”, atuais Conventos da Soledade; próximo à esquina formada pela quebrada do Canto da Cruz e a Estrada da Rainha, algum abastado comerciante de Salvador construiu, na segunda metade do mesmo século, um dos mais importantes palácios de Salvador. De acordo com o professor Cid Teixeira, só há na Bahia um solar, em Salvador, de homem do açúcar que é o Solar Ferreira Bandeira. O solar, também chamado apenas de Bandeira é, portanto, um edifício suburbano da 2ª metade do século XVIII, sobre o qual a primeira referência conhecida data de 1802, a qual classifica a casa e seu jardim de “maravilha e orgulho da Bahia”. O inventário de Pedro Rodrigues Bandeira, de 1835, abastado senhor de engenho descreve com detalhes a casa de sua propriedade. Possuía, na época, ao nível do pavimento nobre, varanda posterior e “casa de missa”.
Fonte: Ipac-BA.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
SIPAC
Lorene Pauline Lopes Oliveira
Patrimônio de Influência Portuguesa
IPAC


3 comments

  1. Marcelo Vitor de Ferreira Bandeira dos Santos |

    Minha infância e adolescência toda aí.
    Bons tempos.
    Saudades

  2. Andreus Santana BANDEIRA |

    Boa noite é bom ?
    É bom saber que patrimônio cultural teve a participação dos meus antepassados e bem que meu pai falava que a família é grande , apesar de conhecer poucos…..

  3. É muito triste constatar o abandono de um patrimônio tão importante para a memória da primeira capital do Brasil. Aliás, toda a belíssima Ladeira da Soledade precisa ser resgatada.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.