Salvador – Teatro Castro Alves


Imagem: Google Street View

O Teatro Castro Alves, em Salvador-BA, foi tombado por sua importância cultural.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Teatro Castro Alves
Localização: Largo do Campo Grande – Salvador-BA
Número do Processo: 1509-T-2003
Livro do Tombo Histórico: Inscrito em 06/2015
Livro do Tombo Belas Artes: Inscrito em 06/2015

Descrição: Um dos mais importantes exemplares da arquitetura moderna na Bahia, o Teatro Castro Alves assistiu a transformação urbana que Salvador vivenciou a partir da década de 1950 e a integrou, sendo um de seus mais importantes capítulos. Localizado em frente ao Campo Grande (Praça Dois de Julho), o TCA é atualmente o principal equipamento cultural do estado, constituindo-se como complexo produtor de cultura, indo além de ser um mero receptor de espetáculos. O Complexo conta com Sala Principal (1.560 lugares), Sala do Coro (197 lugares), Concha Acústica (5.620 lugares), Foyer, Centro Técnico, Vão Livre, Jardim Suspenso e Café Teatro, além das salas administrativas e salas de ensaio. Somente em 2011, o complexo realizou 306 eventos nos três palcos principais.
O TCA abriga ainda os dois corpos artísticos estáveis mantidos pelo Governo do Estado: A Orquestra Sinfônica da Bahia e o Balé do Teatro Castro Alves. O trabalho do arquiteto Bina Fonyat se destaca aliando o plástico ao funcional, buscando uma integração com a paisagem da cidade e um caráter multifuncional na utilização de seus espaços, sendo a Sala Principal, por exemplo, adaptável a diferentes tipos de espetáculos. Seu projeto arquitetônico alia-se ainda à importância social conferida ao TCA ao longo das décadas. Até hoje o Teatro castro Alves mantêm-se no posto de vitrine da vida artística e cultural da capital, sendo ainda um espaço que figura entre os mais conhecidos em âmbito nacional.
Esse importante papel foi se reforçando nos últimos anos, à medida que o TCA passou a expandir suas formas de contato com o público e a classe artística baiana. Ao assumir a administração deste grandioso equipamento, a atual gestão do teatro, em total alinhamento com as políticas da Secretaria de Cultura do Estado – Secult-BA, vem trabalhando no aprofundamento desta vocação do TCA em se transformar em um efetivo centro de produção cultural. Esse objetivo vem sendo perseguido através da reestruturação de seu modelo administrativo e, principalmente, da criação de projetos e ações que o conduzam nesta direção.
Espaço aberto para as mais diferentes expressões artísticas, o TCA olha para o futuro. E o futuro é o Novo TCA, com espaços mais bem equipados e com características multifuncionais, corpos artísticos com estruturas físicas mais compatíveis com o desenvolvimento de uma produção artística de excelência, Centro Técnico com instalações capazes de posicioná-lo de fato como uma referência no cenário nacional das artes cênicas.
Fonte: Site da instituição.

FOTOS:

PANORAMA 360 GRAUS

VÍDEO:

Fonte: Secretaria de Comunicação do Governo da Bahia.

MAIS INFORMAÇÕES:
Site da instituição
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.