Salvador – Terreiro de Candomblé Ilê Iyá Omim Axé Iyamassé


Imagem: UFBA

O Terreiro de Candomblé Ilê Iyá Omim Axé Iyamassé foi fundado na primeira metade do século XIX, provavelmente decorrente de um processo de dissidência do Ilê Axé Iyá Nassô Oká (Terreiro da Casa Branca) —sabe-se que a primeira Ialorixá do Gantois foi iniciada no Casa Branca.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Terreiro de Candomblé Ilê Iyá Omim Axé Iyamassé, R. Alto dos Gantois, nº 23, Federação
Localização: R. Mãe Menininha do Gantois, s/n (antigo Alto do Gantois, n. 23) – Federação – Salvador-BA
Número do Processo: 1471-T-2000
Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico: Inscrito em 02/2005
Livro do Tombo Histórico: Inscrito em 02/2005
Observação: Os terreiros foram localizados em áreas vazias do terreno urbano para segurança dos mesmos, buscando evitar crimes de ódio religioso.

Descrição: Fundado na primeira metade do século XIX, provavelmente decorrente de um processo de dissidência do Ilê Axé Iyá Nassô Oká (Terreiro da Casa Branca) —sabe-se que a primeira Ialorixá do Gantois foi iniciada no Casa Branca —, o seu nome africano, Ilê Axé Iyá Omin Iyamassê , faz alusão a uma divindade feminina, senhora das águas. Já o nome em português refere-se ao antigo proprietário do terreno onde está estabelecido o terreiro: um europeu chamado Gantois.
O terreiro ocupa uma área de cerca de 3.600 m2, entre a parte cumeada do morro e o vale. Seus espaços são divididos em áreas de acesso público, semipúblico e restrito.
No alto, o templo principal, ou barracão, é formado por salão de festas públicas, clausura, cozinha sagrada, sala-refeitório, vestuário e cômodos residenciais. Como anexo ao templo, há o Memorial Mãe Menininha do Gantois. Nessa área, ainda estão os santuários (ilê orixá) de Omolu, Ogum e Exu, uma gameleira sagrada associada a Iroko e uma jaqueira sagrada dedica a Ogum.
Fonte: Fundaj.

FOTOS:

VÍDEO:

Fonte: Iphan/RJ.

MAIS INFORMAÇÕES:
Iphan
UFBA
Fundaj
Wikipedia (EN)


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.