Santa Bárbara – Casa no Largo do Rosário


Imagem: Iphan

A Casa no Largo do Rosário, em Santa Bárbara-MG, é  exemplar da arquitetura civil, remanescente do século XVIII.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Casa no Largo do Rosário
Localização: Av. Governador Valadares, nº 70 – Santa Bárbara – MG
Número do Processo: 513-T-
Livro do Tombo Belas Artes: Inscr. nº 419, de 29/11/1954
Uso Atual: Casa de Cultura de Santa Bárbara

Descrição: Trata-se do mais destacado exemplar da arquitetura civil de Santa Bárbara, remanescente do século XVIII. Localizada no Largo do Rosário, a casa foi antiga residência do padre Lucindo da Sousa Coutinho, tendo servido de sede à uma agência dos Correios e Telégrafos. Testemunha do apogeu e da opulência do período da mineração do ouro, a edificação apresenta beirais e portada idênticos à sede da Prefeitura e de outra casa, ambas bem próximas, localizadas no Largo da Matriz, constituindo um notável conjunto da arquitetura civil peculiar da cidade.no período do ouro.
Através do tempo, a edificação sofreu algumas intervenções que a desfiguraram parcialmente, tanto no seu interior como no seu entorno. Em 1976, seu estado de conservação inspirava cuidados, tendo, para tanto, se submetido a obras de restauração, mediante projeto elaborado pela Fundação João Pinheiro, em convênio com o IPHAN e o IEPHA/MG.
Atualmente a edificação encontra-se totalmente restaurada, abrigando a Casa de Cultura local. Criada graças a um convênio firmado entre a Prefeitura Municipal de Santa Bárbara e a Fundação Nacional Pró-Memória, através do Grupo de Museus e Casas Históricas de Minas Gerais, a Casa de Cultura teve suas atividades iniciadas em 1984, e tem como função principal desenvolver atividades culturais com a comunidade, resgatando a integridade histórica e cultural da cidade.
O prédio está implantado no alinhamento da rua, num terreno de bom caimento para os fundos, onde possui um grande quintal arborizado. Apresenta partido retangular, com um apêndice na parte posterior, do lado esquerdo, também retangular, correspondente à cozinha e instalação sanitária. Conforme mostra a planta, a distribuição dos cômodos é feita de maneira regular, com três salas na frente, dormitórios nas laterais, ampla sala nos fundos, duas circulações e dois cômodos pequenos no centro. Além das dependências do prolongamento posterior, possui um porão de boa área com apenas três cômodos definidos.
A estrutura da casa é autônoma de madeira com paredes de pau-a-pique, e a do porão toda em alvenaria de pedras, tendo as paredes do fundo sido reconstruídas em alvenaria de tijolos A cobertura de quatro águas é guarnecida por beirais em cimalha na fachada principal, e, em cachorros, no restante. A fachada principal, simétrica e bem harmoniosa, apresenta como destaque a bela portada central, de vedação almofadada com bandeira fixa, enquadrada pelas ombreiras com os socos, constituída por verga e sobreverga em madeira trabalhada. Este é o único vão da casa que apresenta verga alteada, sendo os demais guarnecidos por vergas retas. As seis janelas que compõem o restante da fachada, três de cada lado da portada, possuem vedação em caixilho de vidro do tipo guilhotina e uma segunda, interna, almofadada, e enquadramento de madeira, assim como todos os outros vãos Existem, entretanto, vãos com fechamento almofadado, como as portas da sala da frente, e do tipo calha, com ocorrência de guilhotinas nas janelas.
Na fachada dos fundos corre uma varanda em toda a sua extensão, com guarda-corpo constituído por réguas verticais. No interior chamam a atenção os forros em gamela apainelada das salas da frente, arrematados por cimalhas. Existem ainda forros horizontais em tabuado corrido e em esteiras. O piso do pavimento térreo é quase todo em tabuado largo, e o do porão em terra batida, com partes em seixo rolado.
Texto extraído de: Inventário Nacional de Bens Móveis e Integrados. VITAE/IPHAN.
Fonte: Iphan.

Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural – Prefeitura Municipal de Santa Bárbara (CPC – PMSB)
Nome atribuído: Casa do Largo do Rosário – Casa de Cultura
Outros Nomes: Casa de Cultura
Localização: Praça Joaquim Aleixo Riveiro, nº 75 – Centro – Santa Bárbara-MG
Resolução de Tombamento: Decreto n° 1.376/2006

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Patrimônio de Influência Portuguesa
Prefeitura Municipal


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.