Santa Cruz de Goiás – Casa de Câmara e Cadeia


Imagem: Grazieli Pacelli

A Casa de Câmara e Cadeia, em Santa Cruz de Goiás-GO, é o único monumento da arquitetura colonial portuguesa ainda existente em toda a região sudeste do Estado.

SPHA – Superintendência de Patrimônio Histórico e Artístico
Nome Atribuído: Casa de Câmara e Cadeia
Localização: R. Padre Prego, s/n – Centro – Santa Cruz de Goiás-GO
Resolução de Tombamento: Lei nº 8.915, de 1980

Descrição: Estão concluídas as obras de restauração da Casa de Câmara e Cadeia de Santa Cruz de Goiás, único monumento da arquitetura colonial portuguesa ainda existente em toda a região sudeste do Estado. Os trabalhos foram executados pela Fundação Cultural de Goiás, em convênio com a SPHA/Pró-Memória através da 8a. Diretoria Regional. O imóvel encontrava-se em precário estado de conservação e, por isso, as suas dependências foram amplamente recuperadas e adaptadas para abrigar a Biblioteca Pública e o acervo do Arquivo Histórico do Município, conforme desejo manifesto da comunidade.

A casa de Câmara e Cadeia de Santa Cruz de Goiás foi construída em 1880 por João Marinho Lousada, às expensas do Governo Provincial de Goiás. Durante muitos anos, sediou a Intendência Municipal, serviu de Gabinete e Sala de Audiências do Juiz da Comarca, de Delegacia de Polícia, de sede da Câmara de Vereadores, até 1971. Apesar do tempo decorrido desde o seu abandono, o imóvel conservou sua estrutura intacta, ameaçada, porém, pelo arruinamento gradativo, decorrente do descaso em que se encontrava.

Após uma série de negociações, a Prefeitura Municipal de Santa Cruz de Goiás doou o edifício à Fundação Cultural do Estado, que definiu o projeto de restauração e uso do monumento.

Santa Cruz de Goiás é um dos mais antigos núcleos urbanos do Estado. Sua fundação, atribuída a Manoel Dias da Silva, deu-se em 1729. Localizado na região centro-sul de Goiás, o arraial foi erguido à margem da antiga estrada que cinha de São Paulo, e tornou-se uma das mais importantes povoações do período colonial.

A decadência de Santa Cruz, acentuada com a construção de novas estradas que a deixaram à margem, assegurou-lhe certo isolamento, resultando na preservação de costumes e tradições, como a cavalhada, a contra-dança e a congada.
Fonte: SPHAN.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
IBGE
SPHAN
Mara Publio de Souza Veiga Jardim


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.