Santa Cruz do Sul – Antiga Estação Férrea


Imagem: Iphae

A Estação Férrea de Santa Cruz do Sul foi inaugurada em 15 de novembro de 1905, no ramal que ligava a cidade à Estrada de Ferro Porto Alegre – Uruguaiana.

IPHAE – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado
Nome Atribuído: Antiga Estação Férrea de Santa Cruz do Sul
Localização: R. Ernesto Alves, n° 817 – Santa Cruz do Sul-RS
Número do Processo: 766-1100/91-7
Portaria de Tombamento: 043/11/SEDAC
Livro Tombo: Inscr. Nº 105, de 29/08/2012
Publicação no Diário Oficial: 26/08/2011

Descrição: A Estação Férrea de Santa Cruz do Sul foi inaugurada em 15 de novembro de 1905, no ramal que ligava a cidade à Estrada de Ferro Porto Alegre – Uruguaiana. Na mesma ocasião, Santa Cruz do Sul foi elevada à categoria de cidade. Em consequência da decadência do sistema ferroviário no país, este ramal foi suprimido definitivamente em 1965, seguindo-se a desativação da estação. A comunidade, então, mobilizou-se para a preservação do prédio. Em 1978 iniciou-se uma campanha do Conselho Municipal de Cultura para este fim. Em 1987 o prédio, que já era de propriedade da prefeitura, foi destinado (lei nº 2017, de 24/11/87) para o Centro de Cultura Jornalista Francisco José Frantz. Nessa mesma fase a estação foi restaurada, com orientação do SPHAN –Serviço de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – atual IPHAN. Em 1996 houve nova intervenção no prédio, que foi reinaugurado pela Prefeitura Municipal.
Edificação de alvenaria com linhas simétricas, sua volumetria é composta por três partes, com o volume maior ao centro, em dois pavimentos, ladeado por dois corpos menores, recuados e idênticos. Cada volume tem cobertura em duas águas com telhas cerâmicas. Na fachada posterior ainda existe a cobertura sobre a antiga plataforma de embarque. No eixo de simetria, a fachada apresenta frontão central triangular, que culmina em elemento com terminação curva, onde se lê 1905. As fachadas são marcadas por cunhais em massa, cimalha com frisos que divide os pavimentos e ornamentos em massa. Sobre a porta principal, no eixo de simetria, a inscrição ESTAÇÃO, e sobre as duas portas nas fachadas laterais, lê-se SANTA CRUZ. Os vãos das aberturas, distribuídos de forma simétrica, possuem molduras em massa e esquadrias de madeira. No térreo os vãos tem verga em arco pleno, com exceção da porta principal, e bandeira em vidro. No volume central os vãos do segundo pavimento possuem verga reta. Há dois óculos e pequena janela central nas empenas das fachadas laterais.
Fonte: IPHAE.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Iphae
Prefeitura Municipal
Estações ferroviárias
Lovato; Bittencourt
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.