Santa Cruz do Sul – Fórum


Imagem: Iphae

O prédio do Fórum foi inaugurado em 1903. Projeto e execução: Heinrich Schütz. Convênio: com Pitta Pinheiro e Clemens Borggreve.

IPHAE – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado
Nome Atribuído: Fórum
Localização: R. Tenente Coronel Brito, nº 333 – Santa Cruz do Sul-RS
Número do Processo: 00.223-11.00/91.0
Portaria de Tombamento: 07/91
Livro Tombo Histórico: Inscr. Nº 70, de 16/08/1994
Publicação no Diário Oficial: 18/03/1991
Uso Atual: Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão

Descrição: Inaugurado em 20/09/1903, o projeto e execução foram do arquiteto santacruzense Heinrich Schütz, através de convênio firmado entre o intendente Pitta Pinheiro e Clemens Borggreve, assumindo este o compromisso de edificar amplo prédio para o colégio distrital de Santa Cruz, encarregando-se da administração da obra e posteriormente da direção do estabelecimento de ensino. Em 1906 passou a funcionar no prédio o Colégio Complementar Júlio de Castilhos, depois colégio elementar com o mesmo nome. Em 1952 o prédio foi adquirido pelo Estado do Rio Grande do Sul e passou a abrigar o Fórum da cidade. Em 1998, portanto após o tombamento, foi autorizada pelo IPHAE a permuta entre o Judiciário e a Prefeitura, que cederia um terreno de sua propriedade para a construção do novo Fórum e se tornaria a proprietária do prédio tombado. Atualmente funciona no imóvel a Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação.
Edificação imponente, de dois pavimentos, construída em esquina, no alinhamento das vias. Com linhas neoclássicas, destacando a parte central da fachada principal através de colunatas de ordem coríntia (duplas no segundo pavimento) e diferenciação na platibanda. Possui vãos em arco pleno no térreo e elementos decorativos em massa. O segundo pavimento possui aberturas com verga reta, porém encimadas por molduras em arco pleno nervurado. Apresenta soco com gateiras, (pequenas aberturas) evidenciando porão alto. O embasamento dos cunhais e elementos verticais são marcados por frisos horizontais, na altura dos parapeitos. As paredes do térreo possuem rusticação (marcação na argamassa imitando pedra).
Fonte: IPHAE.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Iphae


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.