Santa Cruz do Sul – Prefeitura Municipal


Imagem: Iphae

Os primeiros esforços para a construção do prédio da antiga Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul datam de 1886. Localiza-se na Praça da Bandeira.

IPHAE – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado
Nome Atribuído: Prefeitura Municipal
Localização: Praça Marechal Floriano, s/n – Santa Cruz do Sul-RS
Número do Processo: 767-1100/91-0
Portaria de Tombamento: 39/11/2011
Livro Tombo: Inscr. Nº 104, de 29/08/2012
Publicação no Diário Oficial: 12/08/2011

Descrição: O prédio da antiga Prefeitura de Santa Cruz do Sul localiza-se no interior da Praça da Bandeira, no centro da cidade.
Os primeiros esforços para a construção da edificação, na então Vila de São João de Santa Cruz, datam de 1886. Sua conclusão deu-se em julho de 1889, sendo o prédio utilizado desde março do mesmo ano. O encarregado de viabilizar a construção foi o engenheiro Carlos Trein Filho, presidente da Câmara. A última Câmara do Império, empossada em 07 de janeiro de 1887, foi a primeira a ocupar, em março de 1889, o prédio da atual Prefeitura Municipal, na Praça Simões Lopes, depois Praça do Carvalho e, hoje, Praça da Bandeira.
A edificação eclética, com predominância de elementos neoclássicos, apresenta volume central com porão alto e dois pavimentos, e dois anexos laterais térreos. O acesso principal é feito por escadaria que conduz ao átrio; este possui três arcos plenos apoiados em colunas dóricas, no térreo. No andar superior, frontão triangular apoiado em colunas coríntias, formando balcão com guarda-corpo fechado. O acabamento das paredes tem sulcos imitando pedra (rusticação), além de cimalhas, frisos e elementos decorativos em massa, com motivos florais. As aberturas do pavimento térreo são em arco pleno e as do pavimento superior possuem verga reta, com bandeira fixa e esquadrias de madeira com caixilhos envidraçados. As características clássicas da edificação lhe conferem um caráter de monumentalidade.
Fonte: IPHAE.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Iphae
Prefeitura Municipal


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.