Santa Luzia do Norte – Igreja Matriz


Imagem: Google Street View

A Igreja Matriz, em Santa Luzia do Norte-AL, foi tombada por sua importância cultural.

SECULT-AL – Secretaria de Estado da Cultura
Nome atribuído: Igreja Matriz de Santa Luzia do Norte
Localização: Santa Luzia do Norte-AL
Processo de Tombamento: 10302/85
Resolução de Tombamento: Decreto Nº 6.558, de 29/08/1985
Livro de Tombo dos Edifícios e Monumentos Isolados

Histórico do município: Foi uma das mais antigas povoações do Estado de Alagoas, pois já em 1663, tinha-se notícias de sua existência com a invasão dos batavos, durante a guerra holandesa, que por ali se dirigiram, depois de atacar a cidade de Alagoas, atual Marechal Deodoro.
Somente em 1962, alcançou sua autonomia administrativa, se bem que 1830, chegou a ser sede do atual Município de Rio Largo.
O topônimo da Povoação, teria vindo de um milagre atribuído à Santa Luzia quando um cego recobrou a visão por seu intermédio. O primeiro nome foi Santa Luzia de Siracusa, passando tempo depois para S. Luzia do Norte, até hoje conservado. De acordo com outra versão, a localidade teria sido batizada também com o nome de Outeiro de São Bento, devido a existência de um convento de São Bento nas proximidades.
Antônio Martins Ribeiro foi um dos seus primeiros moradores. Recebeu ele, de Miguel Gonçalves Vieira, uma légua de terras com a condição de Ali “levantar engenho de açúcar e fazer vida”. A chegada de inúmeros novos moradores e a construção de suas casas, deram um impulso extraordinário ao povoado que encontrou desenvolvimento rápido. Em pouco tempo S. Luzia do Norte transformou-se no mais importante povoado às margens do Norte e do Rio Mandaú.
Fonte: Secretaria de Estado da Cultura.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Secretaria de Estado da Cultura
Arquidiocese


2 comments

  1. maria de fatima mendes |

    Bom dia !

    Estou na busca do casamento de JOÃO LINS CALHEIROS COM MARIA FRANCISCA CLARA DE ALBUQUERQUE MARANHÃO EM 18/11/1845 nessa paróquia de SANTA LUZIA DO NORTE-AL.
    Agradeço desde já a atenção nas informações !
    atenciosamente

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.