Santa Maria – Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac


Imagem: Iphae

O Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac, em Santa Maria-RS, foi tombado por sua importância cultural.

IPHAE – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado
Nome Atribuído: Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac
Localização: R. Conde de Porto Alegre, n° 655 – Santa Maria-RS
Número do Processo: 746-11.00/12-3
Portaria de Tombamento: 20/2013
Livro Tombo: Inscr. Nº 120, de 06/12/2013
Publicação no Diário Oficial: 19/03/2013

IPLAN/SM – Instituto de Planejamento de Santa Maria
COMPHIC – Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de Santa Maria
Nome Atribuído: Instituto de Educacao Olavo Bilac – Salão festas – Prédio Central
Localização: R. Conde de Porto Alegre, n° 655 – Bonfim – Santa Maria-RS
Resolução de Tombamento: Decreto n° 344-2006

Descrição: O Instituto de Educação Olavo Bilac é uma instituição de ensino centenária que teve sua origem em 1901, com a criação pelo Governo do Estado das chamadas escolas distritais, que tinham como finalidade o ensino elementar. Estas instituições desaparecem cinco anos mais tarde, dando origem às Escolas Complementares, que formavam professoras para o ensino primário com um currículo de três anos. Em 1920 o panorama é novamente alterado através da criação dos Colégios Elementares, com cursos de sete anos e ensino integral. Paralelamente ao Colégio, é implantada em 1929 a Escola Complementar. Ambas as instituições funcionavam no mesmo edifício. As novas instalações foram inauguradas em 1938 com a denominação de Escola Complementar Olavo Bilac. Posteriormente, com a criação do curso normal e ginasial, a instituição passa a denominar-se Escola Normal Olavo Bilac. Em 16 de dezembro de 1961 foi aprovado o projeto de lei que criou o Instituto de Educação Olavo Bilac, o segundo do Estado.
O novo edifício obedeceu às normas da época, seguindo os padrões da arquitetura eclética vigentes. Portanto, o conjunto arquitetônico do Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac é um fiel representante da arquitetura praticada no início do século XX. Corresponde a uma mudança de filosofia no processo educacional da época, visando a formação integral do aluno, com a alteração de programas e plantas dos edifícios destinados à educação e marcando o surgimento dos chamados projetos-tipo ou padrão, que eram elaborados em Porto Alegre e implantados em cidades do interior do Estado.
A instituição está situada na R. Conde de Porto Alegre n° 655, esquina com as ruas Cel. Niderauer e Olavo Bilac, na área urbana de Santa Maria. O tombamento estadual refere-se a dois blocos: o pavilhão principal (2662, 36m²) e o pavilhão de educação física (843,67m²).
O Pavilhão Principal foi implantado ao fundo do lote, paralelamente à R. Conde de Porto Alegre, com recuo de 43,90m. Esta área frontal é utilizada como área esportiva e pátio da escola. O prédio compõe-se de três pavimentos e a fachada principal possui acesso no centro da composição, com as duas laterais simétricas. Frisos verticais em argamassa marcam a composição das fachadas. O volume central, na altura da cobertura, é marcado por um frontão triangular com motivos florais, com a inscrição do nome da escola e detalhes em argamassa insinuando capitéis de colunas clássicas. As janelas possuem folhas em madeira e vidro e bandeiras móveis. A cobertura é em telha de barro do tipo francesa, com estrutura em madeira e em quatro águas.
O Pavilhão de Educação Física foi implantado perpendicularmente à R. Conde de Porto Alegre, no centro do lote da Escola. O programa de necessidades foi distribuído em dois níveis: térreo e segundo pavimento, além de subsolo utilizado como depósito. Internamente, o ginásio consiste em um salão com piso em parquet e palco, com pé direto duplo, que ocupa quase todo o pavimento térreo. A composição das fachadas é marcada por frisos de argamassa com bossagens almofadadas. Há um frontão triangular que hierarquiza o acesso principal, na fachada menor voltada para a rua, com elementos florais em argamassa. Há acessos nas fachadas laterais protegidos por marquises, e as janelas são verticais, com esquadrias em vidro e ferro. A cobertura é marcada por frisos horizontais lisos e cimalha, contornando todo o perímetro do edifício, possuindo telha de barro do tipo francesa com estrutura em madeira.
Fonte: IPHAE.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Iphae
Site da instituição
Prefeitura Municipal
Luiza Segabinazzi Pacheco


2 comments

  1. Simone Degrandi |

    A reportagem de jornal associada ao texto nas imagens refere-se ao Instituto Oswaldo Aranha/Alegrete e não ao Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac de Santa Maria.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.