Santo Amaro – Igreja Matriz de Nossa Senhora de Oliveira dos Campinhos


Imagem: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

A Freguesia de Nossa Senhora de Oliveira dos Campinhos foi criada em 1718. A primitiva igreja de pedra e barro se encontrava parcialmente arruinada em 1726.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Igreja Matriz de Nossa Senhora de Oliveira dos Campinhos
Localização: Praça Monsenhor Acelino Pimenta, distrito de Oliveira dos Campinhos – Santo Amaro-BA
Número do Processo: 314-T-1942
Livro do Tombo Histórico: Inscr. nº 188, de 24/06/1942
Livro do Tombo Belas Artes: Inscr. nº 255-A, de 24/06/1942

Descrição: A Freguesia de Nossa Senhora de Oliveira dos Campinhos foi criada por alvará régio em 1718. A primitiva igreja de pedra e barro se encontrava parcialmente arruinada em 1726, porém a construção da nova igreja só teve início em 1768, segundo planta do capitão engenheiro Nicolau de Abeu Carvalho. Igreja em alvenaria mista de pedra e tijolo, com planta formada por corpo central envolvido por galerias de arcos e duas sacristias. As tribunas foram substituídas por quadros relativos a vida de Nossa Senhora e do Menino Jesus, atribuídos a escola de José da Rocha. Ladeando o frontão recortado com óculo central, duas torres ligeiramente convergentes, com terminações bulbosas, sendo o frontão e as torres revestidas de azulejos azul e branco em xadrez. Como trabalhos de pedra destacam-se três portadas, o embasamento do altar-mor e pia batismal Seu interior possui um notável acervo de arte, destacando-se a pintura em pespectiva ilusionista do coro, os painéis de azulejos figurados e emoldurados com concheados policromos, a pintura de José Vicente na capela-mor e as imagens de N. Sra de Oliveira e N. Sra. das Dores, em rocca, além do mobiliário em jacarandá.
Observações: O tombamento inclui todo o seu acervo, de acordo com a Resolução do Conselho Consultivo da SPHAN, de 13/08/85, referente ao Processo Administrativo nº 13/85/SPHAN.
Fonte: Iphan.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Patrimônio Espiritual
Arquidiocese de Salvador
Bahia na lupa
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.