Santo Ângelo – Capela Verzeri


Imagem: Iphae

A Capela Madre Teresa Verzeri faz parte do complexo educacional das irmãs do Sagrado Coração de Jesus, estabelecido na década de 1930.

IPHAE – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado
Nome Atribuído: Capela Verzeri
Localização: Av. Getúlio Vargas, n° 1984 – Colégio Teresa Verzeri – Santo Ângelo-RS
Número do Processo: 001384-1100/09.0
Portaria de Tombamento: 06/2010
Livro Tombo Histórico: Inscr. Nº 96
Livro Tombo das Belas Artes: Inscr. Nº 04
Publicação no Diário Oficial: 23/03/2010

Descrição: A Capela Madre Teresa Verzeri faz parte do complexo educacional das irmãs do Sagrado Coração de Jesus, estabelecidas em Santo Ângelo desde a década de 1930. Está situada no interior do prédio do Colégio Teresa Verzeri, com acesso por escadarias a partir de sua entrada principal.
O atual Colégio foi inaugurado em 1935, mas a construção da capela deu-se em 1951. Para as pinturas decorativas internas foi chamado o pintor italiano Emílio Sessa, que realizou seus estudos na Academia Carrara de Bégamo, sua cidade natal, onde foi colega de Aldo Locatelli. Os dois artistas vieram ao Brasil em 1948, para realizar as pinturas da Catedral de Pelotas, com carta de recomendação do núncio apostólico Ângelo Roncalli, posteriormente Papa João XXIII. Depois de concluírem os trabalhos em Pelotas em 1950, Sessa e Locatelli realizaram pinturas por todo o Estado; após um período de trabalho conjunto, os dois pintores se separaram. Entre as obras realizadas exclusivamento por Sessa, encontram-se as pinturas murais da capela do presídio Madre Pelletier e da capela da Santa Casa, em Porto Alegre.
A Capela Verzeri compõe-se de presbitério e nave central única, com quatro fileiras de bancos de madeira para 500 pessoas. No teto em arco abatido destacam-se as pinturas realizadas de Sessa, com faixas separadas por frisos, representando anjos e medalhões com inscrições em latim. Na parte central da nave, uma série de seis representações de símbolos da fé cristã, entre os quais o coração de Jesus em chamas, símbolo da congregação das Filhas do Sagrado Coração de Jesus. Sobre o altar-mor, no centro da ábside, encontram-se as representações dos sete sacramentos. Na lateral direita do presbitério, Sessa pintou a cena da Anunciação.
Junto à entrada principal destacam-se um crucifixo em madeira e dois confessionários, que compõem o mobiliário original da capela, juntamente com os bancos. As áreas de circulação são revestidas com ladrilho hidráulico decorado e a parte destinada aos bancos, com parquet.
As pinturas da Capela Verzeri, concluídas em 1953, foram durante por muito tempo atribuídas erroneamente a Aldo Locatelli, mas Sessa as reconheceu como de sua autoria. Posteriormente o artista retornou à Itália, onde deu continuidade à carreira, e faleceu em 1990.
Ressalta-se que o tombamento estadual refere-se apenas aos elementos artísticos existentes na capela, não incluindo o prédio do colégio.
Fonte: IPHAE.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Iphae
Site da instituição
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.