Santo Antônio da Patrulha – Fonte Imperial


Imagem: Iphae

A Fonte Imperial, em Santo Antônio da Patrulha-RS, foi tombada por sua importância cultural.

IPHAE – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado
Nome Atribuído: Fonte Imperial
Localização: R. Senador Pinheiro Machado, esquina com R. Avelino Luiz de Oliveira – Santo Antônio da Patrulha-RS
Número do Processo: 0045-1100/08-5
Portaria de Tombamento: 12/2008
Livro Tombo: Inscr. Nº 93, de 23/12/2010
Publicação no Diário Oficial: 16/06/2008

Descrição: A Fonte do Império está localizada em uma área pública arborizada e gramada, em desnível, próxima ao centro histórico da cidade. O recanto da fonte é cercado por muros de arrimo e taludes gramados, havendo árvores de grande porte nas imediações. A água jorra de uma canalização interna a uma carranca na parte inferior, sendo despejada em uma bacia rasa junto ao solo. Acima da bica encontra-se a data de 1847, em relevo.
O monumento é inventariado, constando do Inventário Nacional realizado pelo IPHAN no Rio Grande do Sul, em conjunto com o IPHAE, desde 16/11/1989. Em 28/12/2002, a “Fonte” foi oficializada como símbolo do município de Santo Antônio da Patrulha. Em 03/08/2005, a Lei Municipal nº. 4.712 oficializou a denominação do monumento como Fonte Imperial, e essa passou a ser “considerada de valor histórico e cultural, sendo objeto de tombamento”, conforme a Lei Orgânica do Município.
Segundo dados históricos fornecidos pela Secretaria de Cultura, Desporto e Turismo de Santo Antônio da Patrulha, em 1803, foi mandado construir por um morador da vizinhança, um chafariz para abastecer de água a população da vila. Em 1826, D. Pedro I pernoitou em Santo Antônio da Patrulha, tomando água do chafariz, e, “preocupado com o sistema de abastecimento da cidade, o Imperador autorizou a construção da Fonte. Já em 1920, foi instalada junto a ela uma bomba d’água para atender a Escola Gregória de Mendonça. Com a chegada da Corsan (séc. XX), parte da população continuou a ser abastecida pela água da Fonte.
A exemplo de outras localidades, em outros estados do país, o abastecimento de água ocorria através da canalização de vertentes, criação de chafarizes e fontes onde a população ia buscar água para atender suas necessidades domésticas, tornando-se este o primeiro serviço público do país. Além de sua importância pelo abastecimento de água à população, a Fonte Imperial passou a ser o local preferido para o lazer da população.
A construção em alvenaria dupla de tijolos de barro, utilizando terra e argamassa de cal, embora nem sempre valorizada nas substituições posteriores da pintura e revestimentos, apresenta detalhes decorativos criando a sensação de movimento, pela diferença de planos na superfície, com a presença das colunas e colunatas, arco e frontão curvo, inclusive com a forma semicircular da base onde se forma o espelho d’água. Foi construída com os conhecimentos tecnológicos da época, conservando estas características, inclusive nos símbolos do império e alusão à mitologia.
Desde a data da construção da Fonte Imperial, pode-se observar que houve intervenções de manutenção, sendo mais visíveis o reforço estrutural em concreto armado, na parte posterior da elevação do frontão, e as alterações nos revestimentos, especialmente na cor e tipo de tintas utilizadas. Entretanto, a autenticidade da forma, materiais e técnica construtiva, na sua maior parte foram preservadas. Após o desabamento de parte do frontão, em 2005, causado pela queda de uma árvore, foram tomadas medidas emergenciais de proteção. Em 2007, após licitação municipal, a Fonte foi restaurada segundo critérios já consagrados para prédios históricos. Foram introduzidos novos elementos para o reforço estrutural (em substituição ao elemento de concreto aparente) com menor comprometimento estético, e realizadas obras de reintegração da imagem da Fonte.
Fonte: IPHAE.

FOTOS:

PANORAMA 360 GRAUS

MAIS INFORMAÇÕES:
Iphae
Prefeitura Municipal


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.