São Félix – Antiga Casa dos Hansen na Fazenda Santa Bárbara


Imagem: UFRB

A Antiga Casa dos Hansen na Fazenda Santa Bárbara, em São Félix-BA, foi tombada por sua importância cultural.

IPAC-BA – Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia
Nome atribuído: Antiga Casa dos Hansen na Fazenda Santa Bárbara
Localização: Fazenda Santa Bárbara, s/n – São Félix-BA
Processo de Tombamento: Nº 009/1987
Resolução de Tombamento: Nº 8.357/02, de 05/11/2002
Livro do Tombo dos Bens Imóveis: Inscr. nº 51

Descrição: Na cidade de São Félix, a casa onde morou o casal de artistas plásticos mundialmente reconhecidos, Ilse e Hansen Bahia, especialistas em xilogravura, foi transformada em um museu aberto à visitação pública.
O museu expõe inúmeras obras feitas pelo casal, onde em algumas delas pode se observar a intimidade do casal e como a relação afetiva também influenciou nas produções da arte deles.
A história do romance: A relação de Ilse Hansen e Hansen Bahia teve início em 1959 durante a participação de Hansen na quinta bienal de São paulo com a exposição: “A Bahia de Hansen”. A partir daí ela se torna companheira e musa do artista plástico. Ilse Stromier, assim como Hansen era artista plástica, xilogravurista e possuía naturalidade Alemã. Eles casaram em 1971 numa capela alemã. Juntos fizeram uma exposição dos respectivos trabalhos durante os três dias da festa do casamento deles, no fim da primavera Européia.
Em 1973, Hansen oferece sua obra, através de testamento às cidades de Cachoeira e São Félix no interior da Bahia e instituiu a Fundação Hansen Bahia, logo em seguida expôs em Salvador, na galeria da sereia, sua obra “ Despedida” e então se muda para a Fazenda Santa Barbára, em São Félix, onde passou a residir com sua mulher e artista Ilse.
No ano seguinte, impossibilitado pelo câncer já não trabalhava mais, porém continuava empenhado na consolidação de um dos seus sonhos: a Fundação Hansen Bahia. Em 19 de abril de 1979 inaugurou a sede provisória da fundação e logo depois faleceu aos 63 anos. Seu corpo foi cremado e depositado na fazenda onde vivia com sua esposa Ilse. Após seu falecimento Ilse que não tinha filhos, viveu sozinha e entregou-se à bebida e acreditava que sua vida havia ido embora junto com Hansen. Antes de completar 50 anos de idade ela também morreu, em São Félix, tendo como causa do óbito a cirrose causada pela bebida. Doa em testamento a Fazenda onde morou com Hansen e comprada por ela à cidade de São Félix.
Artistas com Jorge Amado, sempre elogiavam muito a forma de convívio do casal. Numa oportunidade, Jorge Amado disse: “Era simplesmente fantástica a sua figura e, ao lado da esposa Ilse Hansen, ficava maravilhado quando encontrava com artistas brasileiros. Aí a conversa se estendia ao longo de horas, regadas à cerveja bolos e aos charutos das tabacaleiras da Bahia, os quais Hansen admirava muito.”
Desta maneira, incluir o casa-museu na rota turística e conhecer de perto a história e as obras é poder observar a importância do casal Ilse e Hansen Bahia, às artes plásticas mundial, figuras que encontraram a harmonia entre aa relaçoes profissional e pessoal.
Fonte: UFRB

MAIS INFORMAÇÕES:
SIPAC
UFRB


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.