São Félix – Ponte D. Pedro II


Imagem: Google Street View

A Ponte D. Pedro II, em São Félix-BA, foi tombada por sua importância cultural.

IPAC-BA – Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia
Nome atribuído: Ponte D. Pedro II
Outros Nomes: Ponte sobre o Rio Paraguassu
Localização: Praça Manoel Vitorino – São Félix-BA
Processo de Tombamento: Nº 024/2002
Resolução de Tombamento: Nº 8.357/02, de 05/11/2002
Livro do Tombo dos Bens Imóveis: Inscr. nº 52

Descrição: Esta ponte cruza o Rio Paraguassu na Bahia, ligando as cidades de Cachoeira e São Felix. Ponte metálica executada na Inglaterra em 1885.
Fonte: Biblioteca Nacional.

Descrição: Inaugurada em 7 de julho de 1885, a Imperial Ponte D. Pedro II foi construída sobre o Rio Paraguaçu, ligando as cidades de Cachoeira e São Felix, que situam-se nas suas margens. Sua estrutura é composta de ferro e lastros de madeira importados da Inglaterra e mede 365 m de comprimento e 9 m de largura. Significativa construção para a economia baiana no século XX e uma das principais obras de engenharia da América do Sul à época, a ponte é hoje também um dos cartões postais de Cachoeira.
Fonte: Wikipedia.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
SIPAC
Estações ferroviárias
Biblioteca Nacional
Wikipedia


10 comments

  1. Wilson da Silva |

    Sou Cachoeirano, Tenho o maior orgulho da minha cidade, pela importância que Cachoeira representou e representa para o nosso país. principalmente por insurgir contra os Portugueses, onde teve o primeiro derramamento de sangue pela independência do Brasil.
    Hoje a nossa cidade pede socorro, com seus acervo arquitectónico destruídos e sua historia sendo esquecida, o povo
    Cachoeirano precisam serem melhor lembrados, com revitalização da cidade, melhor incentivo de trabalho para os jovens.

  2. Wilson da Silva |

    A ponte Imperial D. Pedro ll começou sua construção em São Fèlix em 1884 e terminou em Cachoeira em 1885, que foi inaugurada em 07 de julho de 1885

  3. Adeval de Souza Cruz |

    Boa Tarde, estou fazendo um artigo sobre a ponte, tenho o memorial descritivo do engenheiro que construiu a construiu, material muito rico em informações.
    Quem quiser favor solicitar. [email protected].

  4. Infeilzmente, o nosso povo foi erguido na cultura de que ás coisas antigas devem ser desprezadas, por puro preconceito. Dessa forma as cidades de São FéliX e Cachoeira e os patrimônios históricos, sofem com a indiferença e desprezo dessa relíquia nacional e principalmente da Bahia.
    Fiquei triste em visitar as duas cidades em 2019, por ocasião das festas juninas, prédios, tombados sem cuidados, ruas mal cuidadas, sujeira, lixo, falta de conservação revelando o desinteresses das autoridades gestoras dos dois municípios que tem autonomia para realizarem as intervenções e melhorias necessárias.
    Por outro lado o povo apático, não exigem das autoridades ações públicas para melhorar as condições de vida das cidades.

  5. Dilermando Castro Lemos Costa |

    Sou natural de São Félix, nasci e me criei nessa cidade onde saí com 28 anos. Hoje tenho 86 anos, sou de uma família de 16 pessoas, e hoje só restam 3. Meu pai, Antonio Lemos Costa, foi Juiz de Paz.
    Gostaria de receber imagens antigas dessa cidade

    1. Amanda de Carvalho |

      Ola, Sr Dilermando. Sou natural de São Félix e ainda vivo por aqui! Se quiser imagens da cidade pode entrar em contato comigo. Deixo meu email: [email protected].

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.