São José do Goiabal – Túmulo do Padre Ermelindo


Imagem: Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais

O Túmulo do Padre Ermelindo foi tombado pela Prefeitura Municipal de São José do Goiabal-MG por sua importância cultural para a cidade.

Prefeitura Municipal de São José do Jacuri-MG
Nome atribuído: Túmulo do Padre Ermelindo
Localização: São José do Goiabal-MG

Descrição: Falecido em 09/09/1962, Padre Ermelindo foi um importante pároco no município de São José do Goiabal, que operou milagres e conquistou inúmeros devotos. Por coincidência sua morte ocorreu no período do Jubileu do Bom Jesus e antes de falecer ele pediu que fosse enterrado no município, no local que ele havia marcado. Quase oito anos após a sua morte, no dia 19/04/1970 começou a grande revolução na vida dessa pequena e então desconhecida cidade, quando uma moradora, rezando como de costume no túmulo do padre, descobriu uma água milagrosa jorrando do túmulo. Desde o momento do descobrimento dessa água milagrosa, São José do Goiabal tornou-se conhecida e passou a ser manchete de reportagens, passando a ser o maior centro peregrino da região. Varias pessoas alcançaram sua graça, quando em visita ao tumulo de padre Ermelindo e diante de varias testemunhas, muitos desses milagres estão registrados através de depoimentos.
Fonte: Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais.

História do município: Havia um quilombo na região, até 1914, quando ali se estabeleceram Manoel Ribeiro da Torre Júnior e sua esposa. O povoado começou a se desenvolver através da agricultura.
Em 1920, terminou a construção da capela da localidade, que levou o nome de Capela São José. Em 1929, Goiabal virou distrito criado pelo Decreto n.º 1.085, de 8/10/1929. Em 1938, sua denominação foi simplificada para Goiabal. Em 12 de dezembro de 1953, São José do Goiabal foi emancipada pela lei nº 1.039 e voltou a se chamar São José do Goiabal, tendo como seu primeiro prefeito o Sr. Aristides Ulhôa de Castro, que assumiu em 01 de janeiro de 1954.
A origem do nome da cidade é explicada pela grande quantidade de goiabeiras nativas no local e faz referência, também, ao padroeiro.
Fonte: Circuito Cultural Vieira Servas.

MAIS INFORMAÇÕES:
Circuito Cultural Vieira Servas
Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais


Comentários

  1. VICENTE DE PAULO AMORIM |

    Tenho um irmão com síndrome de down, hoje com 52 anos, um anjo. Nasceu em 1967. Aproximadamente em 1972, ele não conseguia parar em pé, não andava. Minha querida mãe, com uma fé tamanha, levou o pequeno até São José do Goiabal, acompanhada de um senhor chamado Inacio. Segundo ela, ele inseria uma agulha com seringa nas fendas do túmulo e retirava água. Minha mãe colocou esta água em um vidro pequeno com um pedaço de algodão. Todos os dias passava a água nas pernas e nas juntas do meu irmão. Com poucos dias, ele começou a dar pequenos passos. Aproximadamente em 06 meses, ele estava correndo por todo lado, sem nenhum tratamento médico. E a água colocada no vidro, segundo a minha mãe já falecida, há 18 anos, a água nunca acabava. Usava e usava e a água do vidro só aumentava.
    ABRE CAMPO-MG, 03/01/2020

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.