São Leopoldo – Ponte 25 de Julho


Imagem: Iphae

A Ponte 25 de Julho, sobre o Rio dos Sinos, em São Leopoldo-RS, foi construída entre os anos de 1871 a 1876, ligando a zona norte com os demais bairros.

IPHAE – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado
Nome Atribuído: Ponte 25 de Julho
Localização: Sobre o Rio dos Sinos, defronte à Igreja Matriz – São Leopoldo-RS
Portaria de Tombamento: 10/80
Livro Tombo Histórico: Inscr. Nº 01, de 01/09/1980

Descrição: Ponte sobre o Rio dos Sinos, em São Leopoldo, situada defronte à Igreja Matriz, ligando a zona norte com os demais bairros das cidade. Construída entre os anos de 1871 a 1876.
Fonte: IPHAE.

Descrição: O Rio dos Sinos tem sua nascente no município de Caraá e deságua no Rio Guaíba, desempenhando um importante papel no desenvolvimento das cidades de toda a Bacia do Rio dos Sinos, pois é o principal recurso hídrico da região do Vale do Sinos, que com seus afluentes, o Rio Rolante, o Rio da Ilha, o Rio Paranhana e os arroios, fazem parte desta bacia. O Rio dos Sinos possui: 190 quilômetros de percurso; mais de 3,3 mil quilômetros de rios secundários e arroios; uma bacia estimada em 4 mil quilômetros quadrados; 32 Municípios do Estado do Rio Grande do Sul em seu entorno; e uma população de 2.096.512 habitantes. As cidades que cortam sua bacia são: Araricá, Cachoeirinha, Campo Bom, Canela, Canoas, Capela de Santana, Caraá, Dois Irmãos, Estância Velha, Esteio, Glorinha, Gramado, Gravataí, Igrejinha, Ivoti, Nova Hartz, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Osório, Parobé, Portão, Riozinho, Rolante, Santa Maria do Herval, São Francisco de Paula, São Leopoldo, São Sebastião do Caí, Sapiranga, Sapucaia do Sul, Santo Antônio da Patrulha, Taquara e Três Coroas.
Fonte: IBGE.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Iphae
IBGE


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.