São Luís – Capela de São José da Quinta das Laranjeiras


Imagem: Câmara Municipal

A Capela de São José integrava a Quinta das Laranjeiras, do português José Gonçalves da Silva, maior comerciante do MA durante o período colonial.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Capela de São José da Quinta das Laranjeiras
Outros Nomes: Capela da Quinta das Laranjeiras; Capela das Laranjeiras
Localização: R. Osvaldo Cruz, Centro – São Luís – MA
Número do Processo: 209-T-1939
Livro do Tombo Belas Artes: Inscr. nº 281, de 16/04/1940
Observações: O tombamento inclui todo o seu acervo, de acordo com a Resolução do Conselho Consultivo da SPHAN, de 13/08/85, referente ao Processo Administrativo nº 13/85/SPHAN.

Descrição: Originalmente, a Capela de São José integrava a Quinta das Laranjeiras, situada no final da Rua Grande, cujo primeiro proprietário, o português José Gonçalves da Silva, foi o maior comerciante do Maranhão durante o período colonial. Na Quinta das Laranjeiras existia, primitivamente, um oratório privado na casa-grande; em 1811, José Gonçalves da Silva resolveu construir uma capela pública, com entrada pela rua, para o que pediu autorização ao bispo D. Luís de Brito Homem, já instituindo, no mesmo documento, que seu corpo deveria ser enterrado na capela. Em 17 de abril de 1811, foi-lhe passada a licença, tendo durado a construção cerca de cinco anos. A Capela de São José das Laranjeiras é um belíssimo exemplar da arquitetura religiosa predominante no Maranhão no século XIX, justamente a época de maior opulência econômica do Estado. A análise estilística da sua decoração interna revela um conjunto harmônico de altar-mor, arco-cruzeiro, guarda-corpo e sanefa, os quais, apesar de possuírem características neoclássicas, guardam ainda elementos do momento artístico anterior, o rococó. Trata-se também, da única edificação religiosa de São Luís que possui o copiar, uma área avarandada que servia como espaço de transição entre o interior (sagrado) e o exterior (profano) dos templos.
Fonte: Iphan.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Iphan
IBGE
Secretaria de Turismo do Maranhão


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.