São Sebastião do Passé – Engenho Lagoa


Imagem: Acervo Digital do Iphan

A construção do Engenho Lagoa, em São Sebastião do Passé-BA, um dos mais requintados do Recôncavo Baiano, data do final do séc. XVIII.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Engenho Lagoa: sobrado e capela
Localização: Distrito de Cinco Rios – São Sebastião do Passé – BA
Número do Processo: 313-T-1942
Livro do Tombo Histórico: Inscr. nº 189, de 06/07/1942
Livro do Tombo Belas Artes: Inscr. nº 256-A, de 06/07/1942
Observações: O tombamento inclui todo o acervo da Capela, de acordo com a Resolução do Conselho Consultivo da SPHAN, de 13/08/85, referente ao Processo Administrativo nº 13/85/SPHAN.

Descrição: O conjunto de sobrado e capela implanta-se sobre uma elevação de onde se dominam extensas pastagens, anteriormente ocupadas por canaviais. A capela se situa à esquerda da casa, muito próxima da mesma. A construção deste conjunto, um dos mais requintados do Recôncavo Baiano, deve datar do final do século XVIII, ainda que não se saiba com precisão, o que é indicado pela simetria de sua composição.
O sobrado desenvolve-se em dois níveis: o primeiro formado pelo saguão e dependências e o segundo por salões, quartos, cozinhas etc. Devido à topografia, o segundo piso se apóia sobre arcaria, na frente e, no fundo, sobre o terreno. A monumentalidade caracteriza-o volumetricamente. O requinte de seu tratamento arquitetônico pode ser observado na disposição dos cunhais e cornija que emolduram a fachada, pelo desenho da arcaria, com segmentos côncavos e outros convexos e pelo correr de janelas de púlpito com gradil de ferro e sobreverga ondulada, do pavimento nobre.
A capela, dedicada ao Espírito Santo, apresenta nave única ladeada por galerias abertas para o exterior e capela-mor flanqueada por sacristias. A da direita, abre-se diretamente sobre a capela por um vão guarnecido por treliças de madeira. Sua fachada principal apresenta porta central ladeada por duas janelas, que são superpostas por outras de igual número, no coro. O óculo foi modificado quando da reforma da casa-grande, no final dos oitocentos. O jogo de telhados – de duas águas, de meias-águas e alturas diferenciadas – conferem leveza ao volume.
Fonte: Iphan.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Azevedo, 2009
Patrimônio de influência portuguesa


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.