Silvânia – Igreja de São Sebastião


Imagem: Governo do Estado

A Igreja de São Sebastião, em Silvânia-GO, foi tombada por sua importância cultural.

SPHA – Superintendência de Patrimônio Histórico e Artístico
Nome Atribuído: Igreja de São Sebastião
Localização: R. Lôbo, qd. 15, lt. 141 – Bairro São Sebastião – Silvânia-GO
Resolução de Tombamento: Decreto nº 7.544, de 20/01/2012

Descrição: Construída por escravos em 1870 e tombada como Patrimônio Cultural de Goiás, em janeiro de 2012, a Igreja de São Sebastião é uma referência para a arquitetura colonial de Silvânia. “Esta inauguração é motivo de muito orgulho e alegria. Pela primeira vez em 150 anos de história, com a determinação e autorização do Governo de Goiás, essa igreja, que é símbolo maior da religiosidade dessa região e corria o risco de desabar, sofreu uma intervenção”, disse Raquel Teixeira.
Fonte: Governo do Estado.

Descrição: Já a Igreja de São Sebastião, segundo registro histórico, foi erguida como pagamento de uma promessa ao santo guerreiro. Assim, a igrejinha construída no alto da colina, próxima ao Córrego Lava-Pés, passou a ser frequentada pela população local para missas, novenas e, em pouco tempo, transformou-se em palco da tradicional festa em Louvor a São Sebastião.
A igreja foi tombada como patrimônio histórico e artístico municipal em 2001, pela Lei nº 1.294, e, em 2012, pelo Estado, por meio do Decreto nº 7.544. Apesar da importância histórica e reconhecimento legal, o imóvel foi interditado pelo Corpo de Bombeiros, em 10 de fevereiro de 2011. O município apresentou projeto arquitetônico e de avaliação de riscos. Entretanto, as intervenções necessárias não foram realizadas.
Fonte: MP-GO.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Governo do Estado
Governo do Estado
MP-GO
MP-GO


Comentários

  1. carmelino peixoto dos santos |

    a igreja de Sebastiao foi construida por Fortunato Peixoto dos Santos no comprimento de uma promessa sendo ele meu bisavô estou procurando documento para contar sua historia relacionado a tal promessa. Seus filhos Fabricio Peixoto dos Santos Ananias Peixoto dos Santos filhos de Fortunato Peixoto dos santos eram irmaos e meus avos, sendo Fabricio meu avô paterno Ananias meu avô materno. tenho interesse em esmiucar essa historia, ambos pertencia a fazenda lage no sao joao das tres barras no Rio dos patos desse municipio, era todos agricultores e analfabeto por esse motivo nao prservaram a memoria do patriarca que fez historia na cidade e nao leva o nome era um simples fazendeiro que tinha muitas terras e possuia um escravo.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.