União dos Palmares – E. E. Rocha Cavalcante


Imagem: SeCult-AL

A E. E. Rocha Cavalcante foi construída na década de 1920, tendo sido inaugurada em 1928. Foi a primeira instituição educacional da área urbana de União dos Palmares-AL.

SECULT-AL – Secretaria de Estado da Cultura
Nome atribuído: Escola Estadual Rocha Cavalcante
Localização: R. Correia de Oliveira, n° 200 – União dos Palmares-AL
Processo de Tombamento: 2600-135/2013
Resolução de Tombamento: Decreto Nº 33.447, de 23/05/2014

Descrição: A edificação onde está instalada a Escola Estadual Rocha Cavalcanti foi construída na segunda década do século XX, tendo sido inaugurada em 1928. Localizada na cidade de União dos Palmares, foi a primeira instituição educacional da área urbana do município. Seu nome está diretamente ligado à história da cidade, pois homenageia um rico proprietário rural, destacada figura política, tendo alcançado o posto de vice-governador do Estado.
União dos Palmares tem sua origem no século XVIII e guarda na sua arquitetura traços da importância comercial e agrícola que detinha e a fazia destacar-se no cenário estadual. Some-se a isso, a memória da ocupação da Serra da Barriga e as histórias associadas à luta pelo fim da escravidão. No século XIX o meio urbano viveu dias mais movimentados devido à presença do trem, que fazia o transporte de pessoas e cargas, dinamizando o comércio e a vida social.
A construção da Escola Estadual Rocha Cavalcanti faz parte da história da educação em Alagoas, os processos de implantação das primeiras escolas nas cidades interioranas e a importância que as mesmas tinham no meio urbano. O apuro estético e arquitetônico com que a Escola Estadual Rocha Cavalcanti foi construída demonstra a sua valorização junto à comunidade. Trata-se de uma edificação monumental, que se destaca em meio ao casario da cidade devido às suas proporções grandiosas e sua implantação no lote, solto em relação aos limites.
Apresenta elementos ligados ao modelo neoclássico, a exemplo de platibanda com marcação em balaustres, pináculos, frontão triangular e acesso em ressalto, marcado por colunas de fuste reto com capitéis simples. Todo o perímetro das fachadas é marcado por decoração em relevo, com motivos fitomorfos. Simetria e proporção são a marca desse monumento. Internamente, apresenta alguns espaços com piso em ladrilho hidráulico, portadas com verga em arco pleno com bandeiras de ferro, elementos típicos do neoclassicismo.
Fonte: Secretaria de Estado da Cultura.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Secretaria de Estado da Cultura
Governo do Estado
Governo do Estado


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.