Venâncio Aires – Casa de Cultura


Imagem: Iphae

A Casa de Cultura de Venâncio Aires-RS , sediada no Edifício Storck, é composta por arquivo, biblioteca, discoteca e o Museu.

IPHAE – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado
Nome Atribuído: Casa de Cultura de Venâncio Aires
Localização: R. Osvaldo Aranha, n° 1021 – Venâncio Aires-RS
Número do Processo: 158-1100/96-2
Portaria de Tombamento: 09/2012
Livro Tombo Histórico: Inscr. Nº 108, de 20/07/2012
Publicação no Diário Oficial: 17/02/2012

Descrição: A Casa de Cultura de Venâncio Aires, sediada no Edifício Storck, é composta por arquivo (que abriga periódicos, fotografias, entre outros documentos), biblioteca, discoteca e o Museu de Venâncio Aires, “o museu de muitos donos”, uma referência para os museus comunitários por sua origem. O museu é hoje intitulado dessa forma porque sua compra foi possível através de um pagamento voluntário parcelado por empresas privadas e por moradores da cidade. A proposta foi apresentada através de uma carta convite enviada pelos representantes do Núcleo de Cultura de Venâncio Aires (Nucva).
O local em que se localiza a Casa de Cultura pertencia inicialmente à família do farmacêutico Goswino Storck. Construído em 1929, foi o primeiro prédio de Venâncio Aires com mais de um pavimento. O responsável pela construção foi Simon Gramlich, arquiteto alemão que projetou a Igreja da Matriz de São Sebastião do Mártir, na própria cidade de Venâncio Aires, e a Igreja da Matriz de São João Batista em Santa Cruz do Sul, ambas em estilo neogótico. A Casa de Cultura é um exemplar imponente da arquitetura erudita de imigração alemã no Rio Grande do Sul.
Goswino Storck desejava inicialmente que o prédio sediasse uma clínica médica e um laboratório, visto que o atendimento médico mais próximo era na Vila de Taquari. Quando as obras estavam quase concluídas, as dependências também foram ocupadas à medida que a família se ampliava com o nascimento dos filhos de Goswino e de sua esposa, Dolores.
O edifício passou por uma desocupação a partir de 1996 e, em 1998, foram concluídos os pagamentos da compra do imóvel pelo Nucva, negociação essa que ocorria desde 1994. A partir deste momento, estava totalmente assegurado um local definitivo para abrigar os objetos adquiridos pelo Nucva e as doações pessoais ao Núcleo, resultantes de uma campanha empreendida na comunidade antes mesmo da aquisição da casa.
Em 26 de outubro de 2001, a pedido do Nucva, o Edifício Storck foi declarado “Patrimônio Histórico Municipal de Venâncio Aires” pelo Decreto nº 3049, tornando-se o primeiro patrimônio do município.
Em suma, o tombamento contempla a Casa de Cultura de Venâncio Aires, os bens móveis e integrados, e o acervo do Museu. O imóvel tem alto valor histórico e arquitetônico que justificam o seu tombamento. Trata-se de um testemunho da história local, através de seu processo de constituição como museu comunitário, preservado pelo esforço e participação coletiva.
Fonte: IPHAE.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Iphae
Site da instituição


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.