Veranópolis – Casa Saretta


Imagem: Iphae

A Casa Saretta, em Veranópolis-RS, foi construída por Erasmo e Domênico Saretta, imigrantes italianos chegados ao Brasil em 1886.

IPHAE – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado
Nome Atribuído: Casa Saretta
Localização: RS-T 470, Km 109 – Veranópolis-RS
Número do Processo: 19 102 -19.00-SE/83
Portaria de Tombamento: 02/82
Livro Tombo Histórico: Inscr. Nº 20, de 29/04/1983
Publicação no Diário Oficial: 12/03/1984

Secretaria de Turismo e de Cultura de Veranópolis-RS
Nome Atribuído: Casa Saretta
Localização: Veranópolis-RS
Resolução de Tombamento: Portaria n° 4039/2006

Descrição: A casa foi construída por Erasmo e Domênico Saretta, imigrantes italianos chegados ao Brasil em 1886. Inicialmente localizava-se na Vila de Alfredo Chaves, atual Veranópolis, servindo como residência da família. Abrigava também a coletoria federal e os correios e telégrafos da localidade. Entre os anos de 1906 e 1907, Domênico construiu uma nova casa de dois pavimentos, totalmente em madeira, em forma de chalé, com lambrequins e telhas de madeira conhecidas como “”scandole””, típicas da arquitetura de imigração italiana.
Mais tarde a coletoria e os correios foram transferidos para outro prédio. A casa pertenceu à família Saretta até 1980. | Após o tombamento, em 1983, a casa foi adquirida pela prefeitura de Veranópolis, que a transferiu do terreno original para as margens da Rodovia RST 470, quando passou a abrigar, entre outros, a Central de Informações Turísticas e a comercialização de produtos artesanais.
As telhas de madeira originais haviam sido substituídas por telhas francesas; na década de 1980 foram colocadas novamente telhas de madeira do tipo “”scandole””.
Fonte: IPHAE.

Descrição: Considerando ser a Casa Saretta uma casa centenária e que abrigou a primeira agência dos Correios e Telégrafos de Veranópolis, fazendo referência à nossa história;
Considerando sua construção em estilo colonial italiano, com te-lhado em madeira e detalhes em lambrequim o que faz com que seja um diferencial às casas locais;
Considerando que a mesma foi tombada pelo Estado do Rio Grande do Sul, através do Instituto do Patrimônio Histórico e Ar-tístico do Estado em 1982, conforme Portaria nº 02/82 de 19/04/83 e reconstruída em 1984 ao lado da RST 470, sendo considerada um ponto turístico do município;
Considerando que a mesma abriga o posto de informações tu-rísticas com sala de vídeo, a associação do artesão de Veranó-polis com venda do artesanato local, oficina de artesanato e sa-la de cursos, bem como, parte da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo.
Fonte: Decreto do Tombamento.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Iphae
Prefeitura Municipal
Rede social


Comentários

  1. MARISTELA SARETA MEDEIROS |

    Sou uma Saretta, filha de Ana Sareta, neta de Severino Saretta. Severino Saretta era filho de Caetano Saretta e neto de Erasmo Saretta. Não sei qual o parentesco de Erasmo Saretta com Domênico Saretta.
    Eu ficaria muito feliz em saber mais deles. De que cidade vieram? Já fui varias vezes na Itália. Seria muito orgulho conhecer a cidade de meus antepassados.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.