Viamão – Antiga Igreja Evangélica do Hospital Colônia de Itapuã


Imagem: Iphae

A Antiga Igreja Evangélica do Hospital Colônia de Itapuã, em Viamão – RS, que foi construído para os portadores da Doença de Hansen, entre 1937 e 1940.

IPHAE – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado
Nome Atribuído: Antiga Igreja Evangélica do Hospital Colônia de Itapuã
Localização: Rod. Frei Pacífico, n° 500 – Viamão-RS
Número do Processo: 000571-11.00/08-0
Portaria de Tombamento: 29/2010/SEDAC
Livro Tombo: Inscr. Nº 100, 23/10/2010
Publicação no Diário Oficial: 09/11/2010

Descrição: A igreja está localizada no Hospital Colônia de Itapuã, município de Viamão. O hospital foi construído para os portadores da Doença de Hansen, entre 1937 e 1940. O projeto obedecia a um projeto nacional padrão, seguindo as normas da época para o combate à doença. Como a maior preocupação era o isolamento dos doentes, foi escolhido um terreno em Itapuã, distante das áreas urbanas de Porto Alegre e Viamão. O complexo foi dividido em três zonas: a chamada área limpa, onde residiam os funcionários saudáveis; a intermediária, onde se encontrava a administração do hospital; e a área suja, onde habitavam os doentes. Por existir um elevado número de descendentes de imigrantes alemães dentre os infectados pela hanseníase, em 1948 foi construída uma capela luterana dentro do complexo.
A igreja foi projetada pelo arquiteto Theodor Alexander Josef Wiederspahn, nascido na Alemanha, em 1878, onde realizou sua formação profissional. Em 1908 emigrou para o Brasil, fixando-se no Rio Grande do Sul. Empregou-se no Escritório de Rudolf Ahrons, onde trabalhou até 1915. Neste período realizou um grande número de projetos significativos em todo o estado, tais como: o Hotel Majestic, os Correios e Telégrafos, a Faculdade de Medicina da UFRGS, a Delegacia Fiscal da Receita Federal, a Cervejaria Bopp, dos quais a maior parte encontra-se hoje sob proteção estatal. Com o final da primeira guerra mundial, fundou uma firma particular onde solidificou sua atuação profissional. Depois passou a trabalhar quase que unicamente para a Igreja Evangélica de Confissão Luterana. Faleceu em 1952. O conjunto da obra de Widerspahn consiste, portanto, em um referencial arquitetônico para o estado.
A antiga igreja evangélica, última obra deste importante arquiteto, evidencia desde o traçado até a execução o rigor técnico e o alto grau de preciosismo do autor. O projeto, minuciosamente detalhado, compõe-se de mais de 30 pranchas. O prédio possui planta irregular, com um polígono octogonal central ocupado pela nave da igreja, de onde se projetam os demais volumes. Na frente, hall de acesso com torre sineira e dois alpendres laterais, e na parte posterior, espaço do altar e sacristia com planta ortogonal. A edificação possui paredes de alvenaria de pedra granítica e tijolos, vitrais nas janelas e bandeiras das portas, cobertura em telha de barro do tipo francesa e estrutura do telhado em madeira.
Fonte: IPHAE.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Iphae
Helena Thomassim Medeiros
Azevedo; Lima


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.