Viçosa – Casa da Cultura


Imagem: Google Street View

A Casa da Cultura de Viçosa-AL foi tombada por sua importância cultural. Representante do Ecletismo do período de 1919 e 1920.

SECULT-AL – Secretaria de Estado da Cultura
Nome atribuído: Casa da Cultura de Viçosa
Localização: Av. Firmino Maia, s/n – Centro – Viçosa-AL
Processo de Tombamento: 2600-212/2013
Resolução de Tombamento: Decreto Nº 28.547, de 12/10/2013
Livro de Tombo dos Edifícios e Monumentos Isolados

Descrição: A edificação se apresenta com nítidas características tipológico/estilísticas do Ecletismo, estilo predominante às edificações construídas no período de 1919 e 1920. Situada no alinhamento da rua com dois recuos laterais fechados por um gradil de ferro, com a presença de canteiros e caminhos de acesso.
Sua entrada se dá por um vestíbulo central aberto que serve de hall de distribuição de três ambientes imediatos. Possui duas salas laterais de configuração quadrada rebatida, que define a simetria da porção frontal da edificação, e um grande salão retangular posterior. A fachada principal tem concepção plástico-formal composta de corpo e coroamento, com embasamento equivalente a porão alto desprovido de aberturas de aeração. É demarcado por frisos lisos nas fachadas laterais interrompidos no encontro com a fachada principal. Possui cinco aberturas, sendo uma em arco elevado com meio fechamento em portão de ferro no centro da edificação demarcando o acesso. As outras aberturas são em janela de vergas de arco pleno, peitoril e esquadria em bandeira fixa, sendo essas em madeira com vidro, duas delas do lado direito da edificação e duas do lado esquerdo reforçando a simetria. Emoldurando os dois pares de janelas existe uma sobrcverga de arco pleno com ornatos de inspiração fítomórfíca na parte interna.
No corpo da fachada principal tem-se ainda presentes quatro pseudocolunas em alto relevo com capitéis, alusivos à Ordem Coríntia, formado por volutas e palmetas. Acima da entrada central, ornatos em formas de guirlandas de rosas em relevo pronunciado. As demais fachadas possuem detalhes mais simplificados com embasamento demarcado por ressaltos horizontais, coroamento por platibanda reta e cheia, sublinhada por cimalha inferior e superior. Janelas de peitoril frisado e saliente na cercadura em massa que contorna os vãos em verga de arco pleno. A fachada posterior apenas se diferencia por apresentar um volume fechado, de possível acréscimo posterior a construção original. (Fonte: Dossiê de Referências Culturais da Antiga Intendência Municipal de Viçosa/AL. Jan/13)
Fonte: Secretaria de Estado da Cultura.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Secretaria de Estado da Cultura


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.