Videira – Casa Canônica


Imagem: Google Street View

A Casa Canônica, em Videira – SC, foi construída em madeira, em 1931, pelos padres Salvatorianos, para abrigar a Paróquia Salvatoriana da antiga Vila Perdizes.

FCC – Fundação Catarinense de Cultura
Nome Atribuído: Casa Canônica – Museu do Vinho
Outros Nomes: Museu do Vinho
Localização: R. Padre Anchieta, s/n – Videira-SC
Número do Processo: Nº 291/01
Resolução de Tombamento: Decreto Nº 5.911, de 21/11/2002

Descrição: O Museu do Vinho Mário de Pellegrin está localizado no eixo cultural da cidade, que compreende a Igreja Matriz, a Praça do Coreto e a Biblioteca Municipal Euclides da Cunha.
A estrutura imponente e carregada de história foi construída em madeira, em 1931, pelos padres Salvatorianos, para abrigar a Paróquia Salvatoriana da antiga Vila Perdizes.
Foi adquirida pela Prefeitura em 1983, quando foi tombada e restaurada. É ladeada por uma praça, onde está instalada uma réplica do coreto existente na década de 30, em frente a Igreja matriz. Aos fundos possui um parreiral, que caracteriza as origens do município.
O museu conta a história da uva e do vinho, através da exposição de equipamentos usados pelos primeiros colonizadores, para a fabricação do vinho colonial.
O espaço ainda oferece exposições temporárias de fotos e objetos, exposição permanente de vitivinicultura e pesquisa histórica – arquivo público do início de Videira.
Fonte: Prefeitura Municipal.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal
UDESC


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.