Vila Velha – Igreja de Nossa Senhora do Rosário


Imagem: Iphan

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário, em Vila Velha-ES, foi fundada na mesma data da chegada do primeiro Donatário Vasco Fernandes Coutinho, 23 de maio de 1535.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Igreja de Nossa Senhora do Rosário
Localização: Praça da Bandeira, Prainha – Vila Velha – ES
Número do Processo: 422-T-1950
Livro do Tombo Histórico: Inscr. nº 268, de 20/03/1950
Observações: O tombamento inclui todo o seu acervo, principalmente a imagem de Nossa Senhora de Paula, de acordo com a Resolução do Conselho Consultivo da SPHAN, de 13/08/85, referente ao Processo Administrativo nº 13/85/SPHAN.

Descrição: A Igreja Nossa Senhora do Rosário foi fundada na Vila do Espírito Santo, hoje, Vila Velha, na mesma data da chegada do primeiro Donatário Vasco Fernandes Coutinho, 23 de maio de 1535. Em 1551 com a chegada dos jesuítas no solo capixaba, ajudaram a erguer outra capela maior, consagrada a Nossa Senhora do Rosário. A igreja possui partido arquitetônico com planta em forma retangular, apresenta nave, coro e capela mor. Esta última apresenta-se mais estreita e mais baixa que a nave, possui três janelas de cada lado, na parte superior das paredes, e é forrada com forro de madeira em forma de abobada. Na nave com três altares, destaca-se uma pia batismal em mármore de lioz, e o forro de madeira em forma de prisma tripartido. Coberta com telhas de barro tipo canal, o telhado de duas águas apresenta beiral em beira-seveira. Seu piso em ladrilho hidráulico é o testemunho das diversas alterações que a igreja sofreu ao longo de sua história.
Fonte: Iphan.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Iphan
Iphan
Archdaily
Wikipedia
Patrimônio de Influência Portuguesa


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.