Vitória – Frontispício do Convento de São Francisco


Imagem: SeCult-ES

O Frontispício do Convento de São Francisco é a parte remanescente dessa construção religiosa que é a mais antiga da região sudeste. A Igreja foi construída no ano de 1597.

SECULT – Secretaria da Cultura do Estado do Espírito Santo
Nome atribuído: Frontispício do Convento de São Francisco
Localização: Vitória-ES
Tipo de bem: Bem tombado.
Resolução de Tombamento: Resolução nº 2/1984
Livro do Tombo Histórico: Inscr. nº 76, folhas 8v e 9
Descrição: O convento é o mais antigo da região sudeste. A Igreja foi construída no ano de 1597. Hoje é sede da Arquidiocese de Vitória.
Fonte: Secult-ES.

Descrição: Construído em 1591 para abrigar os noviços interessados a dedicar-se a vida religiosa, o convento fora erguido por dois frades franciscanos, Frei Antonio dos Mártires e Frei Antonio das Chagas, a mando do superior da ordem no Brasil e a pedido de Vasco Fernandes Coutinho – o filho. No período Colonial o então prédio construído abrigava cerca de 16 alunos, chegando a abrigar 25 noviços no ano de 1765. A cozinha do edifício fora uma das primeiras a receber água encanada, proveniente do aqueduto que captava água das matas da Fonte Grande.
Houve uma disputa ainda no século XVI entre duas irmandades muito populares em Vitória: Caramurus e Peroás, uma pertencente à Irmandade de São Benedito do São Francisco e a outra pertencente à Irmandade de São Benedito do Rosário. Ambas as entidades se revezavam como guardiãs da imagem de São Benedito. Depois do desentendimento, a imagem original foi transferida para os altares da Igreja do Rosário enquanto uma nova fora confeccionada para os altares da Igreja do Morro de São Francisco, pelo artista Francisco das Chagas Coelho.
[…]
A Restauração e remodelação das fachadas do Convento de São Francisco foi uma parceria entre Instituto Goia e Empório Capixaba Mitra Arquidiocesana de Vitória e ocorreu no período entre outubro de 2012 a abril de 2013. O Convento de São Francisco sofrera algumas reformas durante o tempo, sendo as principais ocorridas em 1744 e 1784, mudando o estilo jesuíta de linhas retas foi para estilo colonial barroco, utilizando adornos e volutas.
Fonte: Wikipedia.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Secult-ES
Prefeitura Municipal
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.