Vitória – Relógio da Praça Oito


Imagem: SeCult-ES

O Relógio da Praça Oito, inaugurado em 1942, é obra do imigrante alemão João Ricardo Hermann Schorling. Toca os primeiros acordes do hino do Espírito Santo.

SECULT – Secretaria da Cultura do Estado do Espírito Santo
Nome atribuído: Relógio da Praça Oito
Localização: Vitória-ES
Tipo de bem: Bem tombado.
Resolução de Tombamento: Resolução nº 1/1992
Livro do Tombo Histórico: Inscr. nº 181, folhas 30v e 31
Descrição: Inaugurado em 1942, os relógios são obras do imigrante alemão João Ricardo Hermann Schorling, importante profissional da área, na época. Originalmente, de hora em hora, o relógio emitia os primeiros acordes do hino do Espírito Santo.
Fonte: Secult-ES.

Descrição: Tocando novamente os acordes do hino do Espírito Santo, foi entregue aos capixabas na manhã de quinta-feira (21) o relógio da Praça Oito completamente restaurado. A entrega contou com a apresentação do trio de Cordas da Fafi, além de autoridades, escritores e personalidades capixabas.
O monumento teve sua torre totalmente recuperada e livre das pichações, da sujeira da poluição e umidade, além de ter sua parte elétrica completamente recuperada para receber um novo maquinário que devolveu uma de suas características mais importantes.
[…]
O trabalho de restauro durou três meses para ser concluído e foi realizado por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Vitória, responsável pela troca do maquinário; o Banestes, que patrocinou os serviços de restauro; e o Instituto Goia, que executou o trabalho de restauro da torre do relógio.
Fonte: Governo do Estado.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Secult-ES
Governo do Estado
IBGE
Notícia de Jornal


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.