Rio de Janeiro – Conjunto Urbano-paisagístico das Praias


Imagem: bisonlux

O Conjunto Urbano-paisagístico das Praias do Rio de Janeiro-RJ foi tombado por sua importância arquitetônica, histórica e cultural.

INEPAC – Instituto Estadual do Patrimônio Cultural
Localização: Orla da cidade do Rio de Janeiro, ao longo da Av. Atlântica, entre a Praça do Leme e a R. Francisco Otaviano, Copacabana / Leme – Copacabana – Rio de Janeiro – RJ
Processo de Tombamento: E-18/000.030/91
Tombamento Provisório: 25/01/1991

Descrição: O calçadão de Copacabana, de autoria de Roberto Burle Marx, foi executado no início da década de 1970, sendo o maior exemplo de obra de arte aplicada existente no mundo. Pensado como um painel contínuo em escala urbana passível de ser visualizado em grandes trechos, oferece aos pedestres a possibilidade de desfrutar de uma variedade de desenhos e composições. Adota motivos do abstracionismo formal que caracteriza a pintura de Roberto Burle Marx a partir da décade de 1950. O projeto paisagístico agrupa árvores de copas amplas em conjuntos, cuja distribuição se integra ao desenho do calçadão. O trabalho em pedra portuguesa das calçadas, incorpora a figura tradicional das ondas que simbolizam o bairro. O calçamento em pedra portuguesa foi introduzido no Rio de Janeiro na administração do prefeito Pereira Passos, no início do século XX, integrando o conjunto de medidas urbanísticas promovido pela Prefeitura do Distrito Federal para modernização da capital da República. O desenho seqüenciado das ondas foi criado pelo engenheiro Pinheiro Furtado, em Portugal, no início do século XIX para o largo do Rossio de Lisboa. Foi trazido para o Rio em 1905 e utilizado, pela primeira vez, pelos 36 calceteiros que a Câmara Municipal de Lisboa enviou ao Brasil para decorar a extremidade norte da avenida Central, atual Rio Branco. Tornou-se um símbolo dos bairros novos da Zona Sul do Rio e do estilo de vida a eles associado. Trecho formado pelas praias de Ipanema e doLeblon, ao longo das avenidas Vieira Souto e Delfim Moreira. Abertas por Paulo de Frontin, em 1919, foram reurbanizadas a partir de um projeto apoiado pelo Conselho de Planejamento Urbano, na década de 1970. As reformas são de autoria do arquiteto Jorge Moreira, com parceria do paisagista Haruyosmi Onu. O desenho das calçadas é de Renato Primavera Marinho. Com o passar do tempo os canteiros junto dos prédios foram sendo progressivamente ajardinados pelos condomínios fronteiros. Coqueiros e amendoeiras foram plantados no canteiro central.
Fonte: Inepac.

Descrição: Conjunto Urbano-paisagístico junto às praias do Leme, Copacabana, localizado na orla da cidade do Rio de Janeiro dividido em dois trechos: Conjunto urbano-paisagístico, formado pelas calçadas centrais e laterais e pelas espécies arbóreas, ao longo da Av. Atlântica, que integram o projeto de autoria de Roberto Burle Marx, entre a Praça do Leme e a Rua Francisco Otaviano (Leme e Copacabana); Conjunto Urbano-paisagístico junto às praias, Ipanema e Leblon localizado na orla da cidade do Rio de Janeiro e – conjunto-urbano-paisagístico, formado pelas calçadas centrais e laterais e pelas espécies arbóreas, ao longo da Av. Vieira Souto e Delfim Moreira, entre o Parque Garota de Ipanema e a Avenida Visconde de Albuquerque (Ipanema/Leblon).
Fonte: Inepac.


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *