Santos – Igreja e Mosteiro de São Bento


Imagem: Google Street View

A Igreja e o Mosteiro de São Bento, em Santos-SP, fundados em 1650, teve o projeto e a construção realizados pelo abade frei Gregório de Magalhães.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído:
Mosteiro e Igreja de São Bento
Localização: Santos-SP
Número do Processo: 0348-T
Livro Belas Artes: Nº inscr. 314, vol. 1, f. 066, 18/03/1948
Observação: “O tombamento inclui todo o seu acervo, de acordo com a Resolução do Conselho Consultivo da SPHAN, de 13/08/85, referente ao Proc. Administ. nº 13/85/SPHAN”
Descrição: Igreja e Mosteiro de São Bento, compreendendo o edifício e as seguintes peças de escultura: imagens de Nossa Senhora do Monteserrate, em barro, da autoria de Fr. Agostinho de Jesus; de Nossa Senhora da Conceição, do mesmo artista; de Santa Luzia; de São Bento, em madeira; de Sta. Gertrudes; de N. Sra. da Conceição, em barro; de Cristo crucificado, em marfim; idem, em madeira (duas); Sagrada Família, em madeira; Sant´Ana e N. Sa. Menina, em barro; Painéis, dois, pintados sobre madeira (“A Anunciação” e “A Visitação”); dois castiçais de prata; uma custódia de prata.

CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico
Nome atribuído: 
Localização: Morro de São Bento – Santos-SP
Número do Processo: 00357/73
Resolução de Tombamento: ex-officio em 13/08/1979
Livro do Tombo Histórico: Nº inscr. 30, p. 3, 05/04/1971
Descrição: A fundação do Mosteiro de São Bento de Santos data de 1650. A área para a instalação dos edifícios foi doada à instituição por Bartolomeu Fernandes Mourão, cabendo ao abade frei Gregório de Magalhães a autoria do projeto e a construção do Mosteiro, que também seria utilizado como hospedaria para os monges em seus deslocamentos entre o litoral e o planalto. Serviu de residência ao célebre historiador setecentista frei Gaspar da Madre de Deus. Construída em alvenaria de pedra, a igreja mantém as mesmas características adquiridas na reforma de 1725. Em seu interior, destaca-se o altar-mor, datado de 1817, cuja autoria é atribuída ao frei Jesuíno de Monte Carmelo. m 1970, foi restaurada, pelo Iphan e Condephaat, para a instalação do Museu de Arte Sacra.
Fonte: Arquivo Condephaat.

CONDEPASA – Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos
Nome atribuído: Igreja e Mosteiro de São Bento, inclusive as imagens e alfaias
Localização: Santos-SP
Processo de Tombamento: Processo n° 16731
Resolução de Tombamento: Resolução SC 01/90
Livro do Tombo: 01, inscrição 05, fl. 2

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
wikipedia
site da instituição
Patrimônio de Influência Portuguesa