Pombal – Grupo Folclórico “Reisados”


Imagem: Suelen de Andrade Silva

O Grupo Folclórico “Reisados” foi registrado pela Prefeitura Municipal de Pombal-PB por sua importância cultural para a cidade.

Prefeitura Municipal de Pombal-PB
Nome atribuído: Grupo Folclórico “Reisados”
Localização: Pombal-PB
Decreto de Registro: Lei nº 1928, de 13 de maio de 2020.

Descrição: O Reisado foi introduzido há pouco tempo na Festa, se comparado aos outros grupos. Através dos relatos orais, pude ter uma aproximação de quando foram inseridos nesse contexto: “O reisado só veio fazer parte na década de 80 [1980] (…) com o Padre Solon”.

Antes, suas apresentações eram restritas às Festas de Reis, em janeiro, contando histórias de guerras, segundo o senhor Ivônio dos Santos77, integrante do grupo do Reisado.

Os integrantes do Reisado se vestem de vermelho e azul, e o ritmo de sua apresentação é marcado por pandeiro e violão. Compostos por duas alas, usam espadas em suas mãos, representados pelo rei, secretário, mestre, contramestre, guia e contraguia; em alguns momentos, aparecem com o boi (dança à parte das apresentações do Reisado) e o Mateu (homem mascarado). Em comparação aos demais grupos, o Reisado aparenta ser o que menos aparece na Festa do Rosário pelo que pude constatar, resultando em uma menor participação nesse contexto. Entretanto, o grupo vem tentando se inserir e destacar-se na Festa. Podemos observar essa inserção através da participação de seus membros em reuniões sobre organização da Festa do Rosário e nas apresentações durante a própria Festa, como na procissão do Rosário e durante a abertura dos festejos.

Em outubro de 2014, realizei a entrevista com o senhor Ivônio dos Santos, que relatou sua experiência no Reisado e a inserção do grupo na Festa. Sobre essa questão é interessante trazera perspectiva de Luizinho Barbosa78: “O Reisado é que não faz parte. O reisado só veio fazer parte na década de 80 (1980) (…) com o Padre Solon”. O que nos remete à inserção recente do grupo na Festa do Rosário, segundo consta na fala de Luizinho Barbosa, em
comparação a grupos como Negros dos Pontões, Congos e Irmandade do Rosário.

Sobre a participação do grupo do Reisado na Festa do Rosário, Ivônio dos Santos, secretário do Reisado, responsável por conduzir a “guerra”, apresenta questionamentos que dizem respeito à apresentação de grande parte dos grupos que fazem parte do universo da Festa do Rosário: “Precisa de espaço, porque do jeito que tá lá (…) liberar aqueles bancos (…) Falta de incentivo ao grupo (…) deveríamos ser convidados”.

O senhor Ivônio nos contou que há alguns anos o Reisado e outros grupos recebiam convites para se apresentarem de casa em casa nas residências dos moradores de Pombal. Também recebiam convites para se apresentarem nas escolas. Pude constatar, através de outros depoimentos, como o do seu Clóvis Rufino, que as apresentações diminuíram: “quando tem convite nos encontramos”; e continua: “Quando a gente quer, eu ajeito e tudinho vem. Um convite, chamo, uma apresentação aqui, a gente vem também (…) Até uns anos atrás até chamou muito (…) mas agora tá devagar, tá muito devagar (…) tá devagar demais”. O que significa dizer que fazem as apresentações conforme surgem os convites, mesmo fora do período da Festa do Rosário.

Sobre a continuidade das atividades do Reisado na Festa do Rosário, o senhor Ivônio informou, ainda no ano de 2014, que havia a intenção de criação do Reisado Mirim. Entretanto, o grupo continua a esperar por mais incentivos de instituições públicas, como a prefeitura municipal, para tal.
Fonte: Suelen de Andrade Silva.

Descrição: A Irmandade do Rosário acompanha o perfil das antigas irmandades católicas, formadas por homens leigos, ou seja, fiéis que não fazem parte da hierarquia eclesiástica da Igreja Católica. No caso específico de Pombal, a Irmandade do Rosário está diretamente relacionada ao culto do Rosário, sendo composta por homens negros. Participam da organização da Festa do Rosário e estão presentes nas cerimônias religiosas e nas procissões da festa. Outros grupos também participam da Festa do Rosário, como o grupo dos Congos, composto por um número variável de participantes (exclusivamente homens), que entoam cantos e dançam unicamente na Festa do Rosário. A dança é realizada no largo da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, à exceção de quando são convidados para realizarem apresentações em eventos culturais. Já os Negros dos Pontões não têm um número fixo de participantes. Sua função na Festa do Rosário é representar a guarda da Irmandade do Rosário, acompanhando aquele grupo nos trajetos das procissões durante a celebração, ou realizando apresentações desacompanhados da Irmandade do Rosário em variados momentos da festa. Os trajetos desses grupos sempre são realizados acompanhados de música e dança. Para completar os grupos que se apresentam na Festa do Rosário, cito o Reisado, que realiza apresentações em algumas procissões da festa, sendo o seu encerramento o principal momento de apresentação desse grupo.

Por sua vez, todo esse universo está atrelado a uma forte identidade negra, ou seja, uma identidade Afro Brasileira, que como bem designa Alessandra Rodrigues Lima: (…) “toda expressão que evoca, como espaço de elaboração, a experiência da escravidão ou, como origem, os significados e simbologias que remetem à ancestralidade africana” (2012, p. 16). Como é o caso do universo que foi trabalhado nesta pesquisa e que será melhor definido adiante.
Fonte: Suelen de Andrade Silva.

Descrição: Considerando “expressão cultural” como termo genérico, incorporando elementos que compõe a festa, sobretudo, no plano cotidiano dos grupos sociais e seus conhecimentos (Negros dos Pontões, Irmandade do Rosário, Congos, Reisado), associados aos lugares e paisagens (igreja de Nossa Senhora do Rosário, Casa do Rosário, caminhos das procissões) onde seus participantes podem transmiti-los com o sentido de continuidade de seus costumes e “tradições”, independente da ação institucional do órgão de preservação do patrimônio. Pensando no olhar dos envolvidos com a Festa do Rosário, vemos que essas expressões culturais têm importância fundamental na vida dessas pessoas, interagindo com todas as instâncias da vida: economia, religião, política, etc.
Fonte: Suelen de Andrade Silva.

Histórico do município: Em 1695, o capitão-mor Teodósio de Oliveira Ledo, se encontrava no sertão das Piranhas, no lugar conhecido como Arraial do Pinhancó, na tentativa de fundar uma povoação. O grande impedimento eram os índios tapuias, tribos Tarairiús – Curemas e Panatis, que habitavam a região.

Teodósio, em 1697, viajou a capital da Província e solicitou ao governador Manoel Soares de Albergaria, soldados, mantimentos, armas e munições para expulsar os índios do lugar. Atendido, Oliveira Ledo retornou e consegue “bom sucesso” frente aos indígenas, e funda em 27 de julho de 1698, a Povoação de Nossa Senhora do Bom Sucesso do Pinhancó (Pombal); há 309 anos.

Vila e Emancipação Política
Em 04 de maio de 1772, foi à Povoação do Pinhancó elevada à categoria de vila, com a denominação de Vila Nova de Pombal, em homenagem a cidade portuguesa de mesmo nome. Na mesma data ocorreu a criação da Câmara de Vereadores e sua Emancipação Política, sendo indicado para administrar a vila o capitão-mor, Francisco de Arruda Câmara. O nome Vila Nova de Pombal, diz respeito à Carta Régia de 22 de julho de 1766, que orientava os administradores de vilas a denominá-las com nomes de localidades e cidades de Portugal. É engano pensar que o nome Pombal é em homenagem ao Marquês de Pombal, inclusive, no século XVIII, ainda não estava em moda esse tipo de homenagem aos governantes. O ministro, Sebastião José de Carvalho e Melo, futuro Marquês de Pombal, foi quem orientou El-Rei Dom José I assinar a Carta Régia autorizando o governador de Pernambuco a erigir novas Vilas nas áreas de sua jurisdição, que incluía a Capitania da Parahyba. Foram criadas várias vilas, a de Pombal veio primeiro que todas outras, porque era a mais importante, estando sobre extensíssimo território; há 235 anos.
Fonte: Prefeitura Municipal.

BENS RELACIONADOS:
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MAIS INFORMAÇÕES:
Suelen de Andrade Silva


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