Salvador – Centro Histórico


Imagem: Iphan

O Centro Histórico, em Salvador-BA, foi tombado por sua importância cultural.

UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura
Nome atribuído: O Centro Histórico de Salvador, Bahia
Localização: Salvador-BA
Número de inscrição: 309
Data de inscrição: 1985

Descrição: Como primeira capital do Brasil, entre 1549 e 1763, Salvador da Bahia testemunhou a mistura das culturas europeias, africanas e ameríndias.  A cidade se tornou também, em 1558, o primeiro mercado de escravos do Novo Mundo, com escravizados  que chegavam para trabalhar nas plantações de açúcar. Salvador tem sido capaz de preservar muitos edifícios renascentistas excepcionais. Uma característica especial da antiga cidade são as casas de cores intensas, muitas vezes decoradas com finos trabalhos de estuque.
Fonte: UNESCO.
Dossiê de candidatura

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Salvador, BA: conjunto arquitetônico, paisagístico e urbanístico do centro histórico
Localização: Salvador-BA
Número do Processo: 1093-T-1983
Livro do Tombo Arqueológico, etnográfico e paisagístico: Inscrito em 07/1984

Descrição: O conjunto arquitetônico, paisagístico e urbanístico do centro histórico de Salvador é um dos mais importantes exemplares do urbanismo ultramarino português, implantado em acrópole, se distinguindo em dois planos: as funções administrativas e residenciais no alto e o porto e o comércio à beira-mar. Pela riqueza de suas construção, foi inscrito no Livro de Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico em 1984. Em 5 de dezembro do ano seguinte, sua inscrição na Lista do Patrimônio Mundial foi ratificada pela Unesco.
Aliada a uma topografia singular, a paisagem do centro histórico é formada basicamente por edifícios dos séculos XVI ao XIX, na qual se destacam os conjuntos monumentais da arquitetura religiosa, civil e militar.
A cidade de Salvador, fundada em 1549, foi até 1763 a primeira capital do Brasil. Edificada sobre uma colina, dominando uma imensa baía em ponto estratégico da costa brasileira, teve como objetivo o de centralizar as ações da Metrópole na América Portuguesa e facilitar as transações comerciais com a África e o Oriente.
Fonte: Iphan.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Unesco (em inglês)
Iphan
Iphan
Iphan
WMF
Monumenta
Monumento, p. 309
Patrimônio de Influência Portuguesa
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.