Cachoeira – Casa da Moeda


Imagem: Google Street View

Por suas características tipológicas, presume-se que a Casa da Moeda seja da primeira metade do século XVIII e era uma casa nobre.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Sobrado à R. Ana Nery, nº 25
Outros Nomes: Casa da Moeda
Localização: R. Ana Nery, nº 25 – Cachoeira-BA
Número do Processo: 247-T-1941
Livro do Tombo Belas Artes: Inscr. nº 286-A, de 16/09/1943

Descrição: Não se tem notícias da data precisa da construção deste sobrado, situado em esquina, mas, a julgar pelas suas características tipológicas, presume-se ser da primeira metade do século XVIII e ainda, pela sua localização e tratamento interior, tratar-se de uma casa nobre. O aproveitamento do lote, limitado por uma via lateral de forte declividade, promoveu a adoção de um curioso partido que destina ao térreo as habitações populares e, no pavimento superior, o andar nobre. São cinco as habitações do térreo, com acesso pela ladeira, e em diferentes níveis que se desenvolvem ao longo de um corredor, no sentido transversal do edifício. No andar superior, cujo acesso se dá por saguão na fachada principal, um corredor longitudinal distribui o programa, estando os salões, com tetos de caixotões, voltados para o frontispício. Na fachada principal, portada, duas janelas de verga reta e porta são encimadas por quatro janelas de púlpito, com gradil, sendo delimitada por grossos cunhais. O edifício é recoberto por telhado de quatro águas.
Fonte: Iphan.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
UFBA


3 comments

  1. WANER SOUZA |

    tenho comigo dias dessas moedas , gostaria de saber como faço para limpa-la LXXX 1821 E DE STRELA NO PÉ

    1. Boa tarde,
      Infelizmente, não encontramos informações confiáveis sobre a limpeza de moedas antigas. Sugerimos que leve suas moedas até uma instituição que contém moedas em seu acervo e solicite informações específicas para as suas moedas (pois cada material vai demandar uma forma de limpeza).
      Atenciosamente,
      Equipe iPatrimônio

    2. Daniel Carneiro da Silva |

      Moeda muito antiga não se limpa. No máximo se tira alguma sujeira como poeira.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *