Goiás – Casa de Câmara e Cadeia


Imagem: Fernando Stankuns

A Casa de Câmara e Cadeia, em Goiás-GO, é um dos melhores exemplos da arquitetura oficial civil portuguesa no Brasil e o mais significativo do Centro-Oeste.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Casa de Câmara e Cadeia
Localização: Praça Brasil Caiado, s/n – Goiás – GO
Número do Processo: 345-T-1942
Livro do Tombo Belas Artes: Inscr. nº 395, de 03/05/1951
Uso Atual: Museu das Bandeiras

Descrição: O prédio da antiga Casa de Câmara e Cadeia, que hoje abriga o Museu das Bandeiras, é um dos melhores exemplos da arquitetura oficial civil portuguesa no Brasil e o mais significativo do Centro-Oeste. A construção do prédio data de 1766 e foi realizada segundo o projeto da Coroa Portuguesa, projeto esse preservado pelo Arquivo Colonial da Marinha e Ultramar, em Portugal. A parte superior do edifício é formada por salões que atendiam as necessidades administrativas e judiciárias da Vila Boa de Goiás. Na sua parte inferior situava-se a cadeia, com duas enxovias, as celas individuais e a casa de armas. As paredes externas e internas são de taipa de pilão, entremeadas com pedras para dar segurança desejada à cadeia. Nas enxovias, forradas de vigas de madeira, as paredes têm 80 cm de espessura.
O prédio funcionou como cadeia até 1950, quando foi doado ao Patrimônio Histórico que o transformou em Museu. O Museu das Bandeiras foi criado em 1954, pelo então Departamento do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – DPHAN, hoje IPHAN. O núcleo inicial do seu acervo foi constituído pelo próprio edifício e pelo arquivo documental da Fazenda Pública da Província de Goiaz. Esse conjunto de documentos representa uma das fontes de informação mais importante sobre a administração pública da região Centro-Oeste no período colonial, Império e República, sendo enriquecido por aquisições e doações de móveis, utensílios e equipamentos, pratarias e outros objetos dos séculos XVIII, XIX e início do XX.
Fonte: Iphan.

SPHA – Superintendência de Patrimônio Histórico e Artístico
Nome Atribuído: Antigo Paço Municipal na Praça Monsenhor Confúcio, atual Museu das Bandeiras
Localização: Praça Brasil Ramos Caiado, s/n – Centro – Goiás-GO
Resolução de Tombamento: Lei nº 8.915, de 1980

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Câmara Municipal de Salvador
Vieira Júnior; Barbo
Patrimônio de Influência Portuguesa
Patrimônio de Influência Portuguesa
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.