Petrópolis – Palácio de Cristal e Praça da Confluência


Imagem: Secretaria de Estado de Cultura

O Palácio de Cristal e a Praça da Confluência, em Petrópolis-RJ, foram tombados por sua importância arquitetônica, histórica e cultural.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Palácio de Cristal e Praça da Confluência
Outros Nomes: Praça Koblenz
Localização: R. Alfredo Pachá, Centro, Petrópolis – RJ
Número do Processo: 612-T-1960
Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico: Inscr. nº 43, de 21/06/1967

Descrição: A Praça Koblenz ou da Confluência é uma das principais praças previstas no plano urbano de Petrópolis de autoria do Major Júlio Frederico Köeler. Arborizada densamente, recebeu por certo tempo o nome de Passeio Público, sendo local de realização de exposições hortícolas, nos anos de 1875 até 1877. Em 1884, com o fim de abrigar melhor estas exposições que se tornaram constantes, foi importado e montado um pavilhão, o Palácio de Cristal.
O Palácio de Cristal foi construído nas oficinas de St. Sauver-les-Arras, na França, por encomenda do Conde D’Eu, então Presidente da “Sociedade Agrícola de Petrópolis”. Sua finalidade seria a de servir como pavilhão para as exposições de flores e produtos agrícolas que aquela Sociedade já vinha promovendo desde 1875. Em 1879, mais precisamente no dia 2 de fevereiro, sua pedra fundamental foi lançada, cabendo ao Engenheiro Eduardo Bonjean a tarefa de acompanhar a montagem do Palácio de Cristal na Praça Koblenz (ou Praça da Confluência), em Petrópolis. Sua inauguração foi realizada no dia 2 de fevereiro de 1884, com um grandioso baile, que contou, inclusive, com a presença maciça de toda a Corte Imperial brasileira. Em abril do mesmo ano, foi realizada a 4ª Exposição promovida pela Sociedade Agrícola e Hortícola de Petrópolis”, que se repetiram anualmente até 1886.
Após a Proclamação da República, o Palácio de Cristal foi relegado a segundo plano, entrando em decadência. Em 1938, serviu o Palácio de Cristal de sede para o Museu Histórico de Petrópolis, por iniciativa do Dr. Alcindo Sodré. Criado o Museu Imperial, de novo fica vazio o importante imóvel. Em 1957, durante as comemorações centenárias da cidade de Petrópolis, voltou o famoso pavilhão a reviver dias faustosos, com a realização de uma exposição histórica, e na parte externa, uma exposição industrial de Petrópolis. Por muito tempo ficou o Palácio sem qualquer finalidade, entregue ao desgaste do tempo, até que em 1970, iniciou-se uma série de restaurações, incluindo os jardins.
Exemplo típico de arquitetura dita “das grandes exposições”, surgidas com a Revolução Industrial, no século passado, o Palácio de Cristal consiste em pré-moldado em estrutura metálica, formando cruz com braços retangulares nas laterais e em hemiciclo na frente e nos fundos com vãos preenchidos por vidros transparentes (originalmente, consistiam em cristais “bisotados” importados da Bélgica). Atualmente é administrado pela Prefeitura de Petrópolis, sendo utilizado para diversas exposições promovidas pela Prefeitura ou por iniciativa particular.
Fonte: Iphan.

FOTOS:

VÍDEO:

Fonte: Iphan/RJ.

MAIS INFORMAÇÕES:
Secretaria de Estado de Cultura
IBGE
Prefeitura Municipal
Wikipedia


2 comments

  1. MUSEU PÚBLICO
    Palácio de Cristal
    Código: 6.48.93.5558
    Nº SNIIC: SP-14986

    Registro de Museu no IBRAM – Instituto Brasileiro dos Museus

  2. May-Lin Falconi da Rocha |

    Como petropolitano sinto falta de mais informações na página sobre o Palácio de Cristal vindas do IPHAN. Os jardins foram feitos por que? Que tipo de vegetação foi usada, quais as árvores que foram plantadas, quais as alterações que o jardim sofreu através dos anos. Quais as alterações que o Palácio sofreu durante os anos em sua estrutura, seus cristais (vidros), etc. Tudo isso deveria estra documentado de maneira mais detalhada, devido ao fato do Palácio de Cristal ser uma das mais importantes construções do país.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.