Estância – Casa à Praça Rio Branco, nº 35


Imagem: Google Street View

A Casa à Praça Rio Branco, nº 35, em Estância-SE, é um sobrado de dois pavimentos. Possui telhado em quatro águas com beirais e cimalha de madeira.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Casa à Praça Rio Branco, nº 35
Localização: R. Miranga, s/n (ao lado da igreja) – Estância-SE
Número do Processo: 679-T-1962
Livro do Tombo Histórico: Inscr. nº 346, de 27/07/1962

Descrição: O município de Estância localiza-se ao sul do Estado, distante poucos quilômetros da embocadura do rio Itanhí. O município é banhado pelos rios Piauí e Piratininga. Em meados do século XVI, os jesuítas chegaram ao local. Posteriormente, Pedro Homem da Costa instalou-se nas terras da localidade denominada Porto d’ Areia, fundando ali uma fazenda denominada Estância. Em 1826, os moradores da cidade estiveram envolvidos nos movimentos políticos de insurgência contra o governo de D. Pedro I (Confederação do Equador). Durante muito tempo o povoado esteve ligado à cidade vizinha de Santa Luzia. Em 04 de maio de 1848, Estância foi elevada a categoria de cidade. Em 19 de janeiro de 1860, o Imperador D. Pedro II visitou a cidade, batizando-a de “Jardim de Sergipe”.
A construção, trata-se de um sobrado de dois pavimentos. Possui telhado em quatro águas com beirais e cimalha de madeira. No térreo possui quatro portas e três janelas alternadas de vergas curvas e ombreiras de madeira. O segundo pavimento possui sete janelas com balcões em balaustradas em madeira. As fachadas laterais do pavimento superior possuem janelas semelhantes às da fachada principal. A fachada posterior apresenta o prolongamento do piso superior sobre pilastras de alvenaria. O prolongamento tem pé direito baixo e oito janelas geminadas de construção mais recente.
Fonte: Iphan.

FOTOS:


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.