Nossa Senhora do Socorro – Igreja Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro


Imagem: Diocese

A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Sergipe, é exemplo do barroco tardio. Existe a inscrição de 1714 na pedra da soleira da sacristia.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Igreja Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Localização: Praça João Garcês Vieira – Nossa Senhora do Socorro-SE
Número do Processo: 296-T-1941
Livro do Tombo Histórico: Inscr. nº 201, de 20/03/1943
Livro do Tombo Belas Artes: Inscr. nº 267-A, de 20/03/1943
Observações: O tombamento inclui todo o seu acervo, de acordo com a Resolução do Conselho Consultivo da SPHAN, de 13/08/85, referente ao Processo Administrativo nº 13/85/SPHAN.

Descrição: Segundo Germain Bazin é exemplo do barroco tardio. Não se sabe a data da construção da igreja, existe a inscrição de 1714 na pedra da soleira da sacristia. Na fachada lateral direita, vemos nos ângulos, as pedras deixadas para amarração, no interior vemos tribunas falsas o que mostra que a igreja não foi terminada. Do seu acervo artístico destacam-se as portadas de pedra trabalhada na fachada principal, retábulos da capela-mor e área lateral da nave, arco em cantaria trabalhada na capela colateral, do lado esquerdo da sacristia e imagens e alfaias. Em 1980 sofreu algumas alterações que logo foram refeitas. Com o piso de ladrilho hidráulico havia sido retirado, foi usado tijoleira de barro cozido; são impróprios o frontal do altar-mor, os frontais dos altares da nave e observa-se que na capela lateral direita o arco não teve decoração sendo usado um arremate em massa simples.
Fonte: Iphan.

FOTOS:

 


3 comments

  1. Marco Souza |

    Em pesquisa de registros de batismo e casamento desta matriz, localizados no site http://www.familysearch.org, observa-se que nos registros de 1898 a 1912, os registros referentes ao período de março de 1904 até dezembro de 1908 não estão presentes. Gostaria de saber se neste período os registros foram feitos em outro local ou se houver perda dos mesmos. É importante para pesquisa genealógica para fins de cidadania. Agradeço antecipadamente qualquer informação.

    1. Equipe iPatrimônio |

      Prezado,
      Sugerimos que entre em contato com a diocese responsável (Diocese de Aracaju).
      E-mail: [email protected]
      Telefone da Recepção: (79) 3216-3000
      Telefone da Assessoria de Comunicação: (79) 98107- 0922
      Atenciosamente,
      Equipe iPatrimônio

  2. Jordan Dantas mota |

    Vocês tem mais fotos antigas dessa igreja de nossa senhora do socorro SERGIPE

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.