Ponta Grossa – Estação Saudade


Imagem: CPC

A Estação Saudade, em Ponta Grossa-PR, foi tombada por sua importância cultural.

CPC – Coordenação do Patrimônio Cultural
Nome Atribuído: Estações de Passageiros da Estrada de Ferro de Ponta Grossa
Outros Nomes: Estação São Paulo – Rio Grande
Localização: R. Benjamin Constant – Ponta Grossa-PR
Número do Processo: 04/90
Livro do Tombo: Inscr. Nº 100-II
Uso Atual: Casa da Memória Paraná

Descrição: As estações são um marcos da evolução urbana da cidade e do desenvolvimento da região, fortalecendo Ponta Grossa como entroncamento econômico regional. Inaugurada em 1894, a primeira estação construída em alvenaria é composta por dois pavimentos. Devido ao aumento da demanda pelo transporte ferroviário, tornou-se necessária a construção de uma segunda estação em 1898 na forma de um conjunto cujo corpo principal possui dois andares e tem em cada lado edificações de um só pavimento.
Fonte: CPC.

Descrição: O final do século XIX e início do século XX marcou a chegada dos trilhos da ferrovia em Ponta Grossa. Duas estações foram construídas para servir de terminal ferroviário. A primeira, conhecida como Estação Paraná foi inaugurada em 1894. Servia de ponto terminal da Estrada de Ferro Paraná, fazendo a ligação Paranaguá-Curitiba e Ponta Grossa.
Entre 1899 e 1900 foi construída a segunda estação, conhecida como Estação São Paulo–Rio Grande, para atender a demanda de movimentação de trens e de carga e de passageiros dos trilhos da Estrada de Ferro São Paulo–Rio Grande que alcançaram a cidade. O encontro das duas estradas de ferro fizeram de Ponta Grossa um importante entroncamento ferroviário e marcou um período de crescimento econômico da região.
Em maio de 1990 as duas estações foram tombadas e o antigo barracão de cargas foi preservado como área envoltória, formando o Complexo da Ferrovia.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Descrição: Construída entre 1899 e 1900 esta edificação sólida, elegante e expressiva com características arquitetônicas neo-clássicas e art-nouveau, tinha como função ser, além de um posto de entre cargas, passagem do trem internacional (Itararé–Uruguay). Na época destacou-se por sua localização e seu porte, e foi considerada uma estação de primeira classe.
Com o crescimento da ferrovia no Paraná, o prédio da Estação Paraná não atendia mais ao constante crescimento e movimento de passageiros e cargas, por isso foi construída e inaugurada em 1900 a Estação São Paulo-Rio Grande. Ela foi ampliada em 1908 e suas características originais permanecem preservadas até hoje.
O prédio foi tombado em 1990 como Patrimônio Cultural do Paraná e atualmente está fechado para revitalização.
Fonte: Prefeitura Municipal.

CONJUNTO:
Ponta Grossa – Estação Saudade
Ponta Grossa – Casa da Memória Paraná

FOTO:

PANORAMA 360 GRAUS

MAIS INFORMAÇÕES:
CPC
Espirais do Tempo
Prefeitura Municipal


Comentários

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.