Raposos – Ponte de Ferro na Antiga Linha Férrea Raposos – Honório Bicalho


A Ponte de Ferro na Antiga Linha Férrea Raposos – Honório Bicalho – Honório Bicalho foi tombada pela Prefeitura Municipal de Raposos-MG por sua importância cultural para a cidade.

Prefeitura Municipal de Raposos-MG
Nome atribuído: Ponte de Ferro existente na antiga linha férrea sentido Raposos/ Honório Bicalho, a uma distância de aproximadamente 2,5 Km
Outros Nomes: Ponte de Ferro conhecida como Pontilhão, Pontilhão
Localização: Antiga Linha Férrea, sentido Raposos / Honório Bicalho, a uma distância de 2,5 km da estação ferroviária – Centro – Raposos-MG
Decreto de Tombamento: Decreto n° 305/2014

Histórico do município: O município de Raposos, um dos primeiros povoados de Minas Gerais, foi fundado em 1690 por Pedro de Morais Raposo, bandeirante do território paulista que se estabeleceu na cidade. No início, recebeu o nome de Arraial das Velhas e, posteriormente, passou a se chamar Arraial dos Raposos.

O Arraial de Raposos foi se desenvolvendo com a instalação dos primeiros engenhos, com o abastecimento dos primeiros monjolos para a fabricação de farinha de mandioca – e com as plantações de feijão, arroz, milho e cana-de-açúcar.

Como de costume na época, foi edificado um templo e erguida uma pequena ermida de pau-a-pique, que foi consagrada como a capela de Nossa Senhora da Conceição, em 8 de Dezembro de 1690 – a 1ª Matriz de Minas Gerais.

Em 27 de dezembro de 1948, o Arraial dos Raposos é elevado à categoria de município, denominado Raposos, desmembrando-se de Nova Lima em 1º de Janeiro de 1949. Em 1950, Lindouro Duarte Batista tornou-se o primeiro Prefeito da cidade.

Em Raposos, existem várias manifestações culturais como o Congado, a Marujada, o Moçambique, a Cavalhada, a Pastorinha, a Capoeira, a Procissão das Almas, a Folia de Reis e outras que sobreviveram graças ao povo raposense.
Fonte: Prefeitura Municipal.

BENS TOMBADOS RELACIONADOS:
Raposos – Estação Ferroviária
Raposos – Ponte de Ferro na Antiga Linha Férrea Raposos – Honório Bicalho
Raposos – Pontilhões da Estrada de Ferro Dom Pedro II

MAIS INFORMAÇÕES:
Estações ferroviárias


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *