Rio de Janeiro – Paisagens Cariocas entre a Montanha e o Mar


Imagem: Iphan

As Paisagens Cariocas entre a Montanha e o Mar, em Rio de Janeiro-RJ, foram tombadas por sua importância cultural.

UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura
Nome atribuído: Rio de Janeiro, Paisagens Cariocas entre a Montanha e o Mar
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Número de inscrição: 1100
Data de inscrição: 2012

Descrição: O sítio consiste em um excepcional cenário urbano que compreende também os elementos naturais fundamentais que moldaram e inspiraram o desenvolvimento da cidade: desde os pontos mais altos das montanhas do Parque Nacional da Tijuca até o mar. Nessa paisagem estão incluídos o Jardim Botânico, fundado em 1808; as Montanhas do Corcovado, com a famosa estátua do Cristo Redentor; além dos morros ao redor da Baía de Guanabara, que incluem as amplas paisagens desenhadas ao longo da Praia de Copacabana  – que contribuíram para a cultura de vida ao ar livre dessa espetacular cidade. A cidade do Rio de Janeiro também é reconhecida pela inspiração artística que oferece a musicistas, paisagistas  e urbanistas.
Fonte: UNESCO.

FOTOS:

VÍDEO:

MAIS INFORMAÇÕES:

Dossie
Unesco (em inglês)
Iphan


2 comments

  1. Jorge Luiz Antunes |

    Bom dia !

    Sou morador do Rio e apaixonado pela minha cidade .
    Corro todos os dias pela orla e não pude deixar de admirar o painel maravilhoso com a foto do Cristo e das ilhas ao redor, que está instalado na faxada do Hotel Janeiro , fiquei sem fôlego e ao mesmo tempo louco de amor pela foto !

    Gostaria de saber se essas fotos estão disponíveis para venda .
    Fico no aguardo

  2. As Paisagens Cariocas entre a Montanha e o Mar foram “tombadas” (pela Unesco) por sua importância cultural.
    Essa afirmação é incorreta, pois a Unesco não faz tombamentos. Ela analisou o dossiê de candidatura e aprovou a inscrição de alguns setores da orla carioca e um setor de Niterói em uma nova categoria, a de Paisagem Cultural Urbana, com o título “Rio de Janeiro – Paisagens Cariocas Entre a Montanha e o Mar”, pelo valor universal excepcional foi importante para consolidar as ações de proteção e preservação de uma interação única entre a cultura e a natura, em uma metrópole densamente ocupada.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.