Várzea da Palma – Coral Viva a Voz
O Coral Viva a Voz foi registrado pela Prefeitura Municipal de Várzea da Palma-MG por sua importância cultural para a cidade.
Prefeitura Municipal de Várzea da Palma-MG
Nome atribuído: Coral Viva a Voz (Formas de expressão)
Localização: Associação de Cantores Amadores de Várzea da Palma – Várzea da Palma-MG
Decreto de Registro: Decreto n° 055, de 15/10/15
Livro de Registro das Formas de expressão
Descrição: O coral é uma Associação dos Cantores Amadores de Várzea da Palma, fundado em março de 1992. Hoje, o coral Viva a Voz é composto por 20 membros de 17 a 72 anos e regido por Vagner Nogueira Batista, com repertório composto por serestas e músicas sacras.
Fonte: Mapa Cultural.
Histórico do município: Em meados do século XIX surgiu às margens do Rio das Velhas o lugarejo de Porto da Palma, local onde havia uma balsa que fazia a travessia dos tropeiros que vinham de Curvelo (MG) rumo a Montes Claros(MG). O nome Porto da Palma foi dado devido ao local ser muito plano e cheio de palmeiras, além de possuir várias espécies de pinhas e samambaias que davam uma beleza natural ao lugar.
Com a vinda da Estrada de Ferro rumo a Pirapora, no início do século XX, houve um problema com a construção da estação em Porto da Palma, e em decorrência desse empecilho resolveram mudar o local da estação para uma planície ao lado da estrada dos tropeiros que seguiam à Goiás, onde hoje ainda existe o prédio da Estação.
A inauguração da Estrada de Ferro Central do Brasil aconteceu no dia 1º de fevereiro de 1910. Tal ato impulsionou a migração dos moradores de Porto da Palma para o local e assim formou-se a Vila que atendeu durante 2 anos pelo nome de Vargem das Palmas.
Em 1928 já com o surgimento dos primeiros veículos, foi necessário a construção da ponte sobre o Rio das Velhas. Ela foi edificada com cimento da Inglaterra, que veio em barricas de madeira. Com a construção da ponte foi desativada a Balsa de Porto da Palma e o lugar passou a ser chamado de Palma Velha.
Fonte: IBGE.